playlist Music

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

FRED HERSCH –SARABANDE (Sunnyside)


Sarabande é na verdade uma reedição da primeira gravação de Fred Hersch e apresenta o pianista em trio com o baixista Charlie Haden e o baterista Joey Baron em 1986. Relançando as nove faixas sem bônus ou qualquer outro ornamento, salve por um breve ensaio de Hersch, não faz muito na superfície para elevar sua importância dentro do catálogo dele, mas aparentemente este não é o intento:  O que este ensaio torna claro é que Hersch verdadeiramente gostou da oportunidade de trabalhar cedo em sua carreira com Haden, que morreu em 2014, e que apreciou o encontro que seria reconsiderado agora. Seria. É um trabalho resistente.

O disco contém três composições de Hersch, três standards e três canções de jazz, de Jimmy Rowles (“The Peacocks”), Ornette Coleman (“Enfant”) e Bill Evans/Miles Davis (“Blue in Green”). A música de Coleman, em particular, é deslumbrante: Em um tempo vertiginoso, Hersch e Haden provocam o tema, mas raramente o segura, em vez disto desafiam um ao outro dentro de novas direções aparentemente em poucos segundos. Dois terços do tempo, Hersch desliga-se um pouco (para manter sua respiração?), deixando Haden e Baron a reconsiderar onde eles querem ir com esta coisa antes de diminuir para lembrá-los do ponto onde começaram. As numerosas transições são maravilhosamente conduzidas, e tentando sustentar a música para manter os ouvintes imensamente satisfeitos.

Nem todas as coisas aqui são totalmente frenéticas ou audaciosas. Entre as composições de Hersch, “Child’s Song” é a mais proeminente exibição para incessante sede de viajar de Haden e do melodismo do pianista, enquanto “This Heart of Mine” de Arthur Freed/Harry Warren propicia uma boa embalagem para uma imprevista suingada de Hersch , e apresenta Baron no seu ponto mais lírico. Tudo é bem arredondado, a sessão habilmente executada que serve retroativamente como uma lembrança da maturidade Hersch nos anos iniciais e um tributo a Haden.

Faixas: I Have Dreamed; Enfant; The Peacocks; What Is This Thing Called Love?; Sarabande; This Heart Of Mine; Child's Song; Blue In Green; Cadences.

Músicos: Fred Hersch: piano; Charlie Haden: baixo; Joey Baron: bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:


Fonte: Jeff Tamarkin (JazzTimes)

Nenhum comentário: