playlist Music

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

GRACE KELLY – TRYING TO FIGURE IT OUT (Pazz)


Chamando seu novo CD “Trying to Figure It Out” e esclarecendo no início das notas do disco, que este “explora o mundo do Jazz e territórios que vão além”, Grace Kelly, a saxofonista de 23 anos que atuou profissionalmente a maior parte de sua vida, anuncia o inevitável: Ela está pronta para a excelência; ela está dando o grande salto. Como um prodígio, dentre os prêmios de Kelly há um NEA Jazz Masters. Ela atuou em espaços de ponta, tem atuado em trabalhos para cinema e TV, além de atuar em diversos álbuns como líder. Sua habilidade a leva para longe, mas ela é bastante desassossegada – ou ambiciosa —para deter-se.

Talvez isto não viria como uma grande surpresa, então, “Trying to Figure It Out”, às vezes funciona e às vezes não. Está em todo lugar, mas nunca muda para o inacessível. Há tomadas em duo em dois dos mais desbotados standards, “Smile” e “Over the Rainbow”, o modelo despojado para o vocal de Kelly e o piano de Henry Hey, e posteriormente a adição do baixo de Tim Lefebvre e a bateria de Lemar Carter, ambos atuando com delicadeza e bazófia. Estas vêm logo após a faixa título, mais que um pouco de alusão a Norah Jones, e antes da curtíssima “Hey Connection”, um interlúdio apresentando apenas o tecladista Hey e a guitarra e programação de Daniel Rojas, sem a aparição de Kelly.

A miscelânea da abordagem continua ao longo do trabalho: A evocativa “He Shot a Man” com vocal de Shayna Steele, é uma das poucas canções que poderiam corretamente ser utilizada em escopo cinemático, e sua “Amazing Grace” (nós sabíamos que realmente viria) é alegre com um toque gospel. “Lemons Make Lemonade”, que fecha o álbum, é uma fatia de soul ancorada pelo harmonaboard e vocal de Jon Batiste e pelos saxofones soprano e alto de Kelly.

Falando disto, Kelly ainda toca saxofone. É o que ela faz de melhor. É maravilhoso quando ela se expande — quem pode culpá-la?  — porém, esperançosamente, ela não esquecerá isto, porque as pessoas precisam de atenção em primeiro lugar.

 

            Faixas

1 Blues for Harry Bosch (Grace Kelly) 4:52

2 He Shot a Man (Grace Kelly) 4:19

3 By the Grave (Grace Kelly) 3:09

4 Ballad for MC (Grace Kelly) 3:02

5 Trying to Figure It Out (Grace Kelly) 5:10

6 Smile (Charlie Chaplin/Geoffrey Parsons/Giuseppe Gramitto Ricci/John Turner) 4:39

7 Somewhere Over the rainbow (Harold Arlen / E.Y. "Yip" Harburg) 4:01

8 Hey's Connection (Henry Hey) 0:59

9 Magic (Guy Berryman/Jonathan Mark Buckland/William Champion/Chris Martin) 4:06

10 The Other One (Grace Kelly / David Poe) 3:35

11 Blues for Harry Bosch: Mocean Worker Remix (Grace Kelly) 4:03

12 Amazing Grace (Norm Hamlet / John Newton) 5:48

13 Lemons Make Lemonade (Grace Kelly) 4:47

 

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

 


 

Fonte: Jeff Tamarkin (JazzTimes)

Nenhum comentário: