playlist Music

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

MANU KATCHÉ – UNSTATIC (Anteprima Productions)


A capa do excelente novo disco de Manu Katché é algo que dá uma impressão equivocada. Pode-se descrever o baterista sozinho, debulhando seu ferramental, mas “Unstatic” é, de coração, um esforço consumado por um grupo, elaborado por uma banda coesa. Katché fica sob os holofotes aqui não com flamejantes padrões rítmicos, mas com perspiscácia composicional e liderança suportiva. Ele escreveu todas as 11 músicas, a maioria das quais são arranjos para quinteto ou sexteto, com o exemplar trombonista Nils Landgren tocando em cinco faixas. Katché parece ter composto estas canções com específica instrumentação em mente, como evidenciado pelos suaves e nuançados diálogos pelo pianista Jim Watson e pelo saxofonista Tore Brunborg que inicia “Blossom” e “Daze Days”. Estes dois números ilustram a habilidade de Katché para criar material acessível que atrairão os fãs do smooth-jazz e devotos do jazz mais tradicional. Realmente, ele é um capacitado baladeiro, mas ele é um consumado mercador do balanço. A faixa “City” oferece um balanço alegremente oscilante com toque de brilho funk, resultando em flutuação apimentada com um potente tema do trompetista Luca Aquino. Katché está intensamente sensível ao arco da narrativa neste programa de 51 minutos. Ele está, também, afiadamente cônscio da intensidade da reviravolta e fluxo musical, que ele intencionalmente sintoniza no meio do álbum antes de construir um suporte com uma fervura lenta na oitava faixa, “Ride Me Up”. Na faixa final do álbum, Katché oferece uma charmosa introdução falada de seus companheiros de banda. O baterista francês tem ganho tremendo respeito como acompanhante de Sting, Peter Gabriel e Joni Mitchell, mas com “Unstatic”, Katché exibe aquela generosidade de espírito que pode ajudar um fino acompanhante a vir a ser um grande líder.

Faixas: Introduction; Unstatic; Flame&co; City; Blossom; Daze Days; Rolling; Ride Me Up; Trickle; Out Of Sight; Number 11.

Músicos: Manu Katche: bateria, vocal; Ellen Andrea Wang: baixo, vocal; Jim (James) Watson: piano, teclados; Tore Brunborg: saxofones; Luca Aquino: trompete; Nils Landgren: trombone (1, 2, 7, 11); Abraham Rodriguez Mansfarroll: percussão (1); Joel Hierrezuelo Balart: percussão (1); Inor Esteban Sotolongo: percussão (1).

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo a seguir:


Fonte: BOBBY REED (DownBeat)

Nenhum comentário: