playlist Music

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

PETER BERNSTEIN – LET LOOSE (Smoke Sessions)


Peter Bernstein construiu sua carreira a serviço dos outros, especialmente saxofonistas e organistas. Ele esteve no melhor trabalho ae banda de Sonny Rollins do novo milênio, e foi crucial para Lou Donaldson e Dr. Lonnie Smith. Em “Let Loose” ele se move inteiramente no papel de líder. Sua balançada, polida e erudita guitarra executa um recital em um dia.

 A música de Bernstein é destituída de arestas rudes, além de sempre soar melancólica. Em canção terna dos anos 1950s, “Blue Gardenia”, suas precisas linhas de notas simples traçam, sinceramente, a melodia, apenas sutilmente a refraseando. Embora sua suave fruição possua a urgência sublimada de alguém cujo domínio emocional está no blues.

Com instrumentos tais como piano e guitarra elétrica (como oposto, para dizer, ao saxofone), é levemente desconcertante como instrumentistas especiais são capazes de expressar seus próprios sons, suas próprias assinaturas tonais. Bernstein personaliza cada nota e as incandescentes. A clareza e pureza do som de sua guitarra é belamente retribuída nesta gravação (a qualidade sonora é uma força do selo Smoke Sessions).

Aqui, o baixista e baterista, Doug Weiss e Bill Stewart, têm uma longa história com Bernstein. O pianista Gerald Clayton é um novo colaborador. A presença de Clayton cria altas expectativas. Sua intrepidez imaginativa tem transformado muitos grupos recentemente, incluindo alguns grandes como Charles Lloyd Quartet. Porém, ao passo que Lloyd dá a Clayton espaço para criar sua arte original dentro da visão do líder, Bernstein mantém Clayton enquadrado. Em baladas como “Tres Palabras” e em material mais dificultoso como “Sweet Love of Mine” de Woody Shaw’, ambos exemplos das decisões criteriosas do repertório de Bernstein, Clayton reforça o conceito do líder sobre a beleza, mas não o amplia.  O título do álbum, não obstante, é uma das poucas coisas na música que Bernstein não faz bem: “deixá-la solta”.

Faixas: Let Loose; Resplendor; Hidden Pockets; Tres Palabras; Cupcake; Lullaby for B; Sweet Love of Mine; Blue Gardenia; This is New.

Músicos: Peter Bernstein: guitarra; Gerald Clayton: piano; Doug Weiss: baixo; Bill Stewart: bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:


Fonte: Thomas Conrad (JazzTimes)

Nenhum comentário: