playlist Music

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

JOSHUA BREAKSTONE - 2nd AVENUE: THE RETURN OF THE CELLO QUARTET (Capri Records)




Por décadas, o guitarrista Joshua Breakstone tem sido um fidedigno fornecedor de brilhante e elegante bebop. Em seus dois últimos álbuns para o selo Capri, incluindo este novo, “2nd Avenue”, ele tem experimentado sucessivamente um quarteto de cello, que amplia seu trabalho para apropriado bop de câmara. Porque há poucos ancestrais desta abordagem, Breakstone tomou agora, em duplamente recuperado, canções do obscuro LP de 1960, “The Soul Society” de Sam Jones (que tocou a melhor canção bop no cello, “Work Song” de Cannonball Adderley). Utilizando o baixista Lisle Atkinson com o arco para conduzir as linhas, enquanto o cellista Mike Richmond tange atrás dele, Breakstone oferece uma interpretação de “Home”, que é fiel ao original de Jones. Richmond, como Jones, foi originalmente um baixista que se estendeu para o cello, e está, deste modo, confortável no pizzicato.

Para Breakstone, que favorece o fraseado fluido e interação sofisticada, a habilidade para entrelaçarem “Hit It” de Atkinson ele toca e dedilha acordes atrás do baixo e cello e então apresenta um solo embasado em Richmond. Há, também, um segmento onde os acordes finais são harmônicos , tocado primeiro no cello, então no baixo e, então, por Breakstone.

Com a substituição do baterista Eliot Zigmund por Andy Watson, o grupo é o mesmo do disco de 2013 de Breakstone, “With the Wind and the Rain”, que apresentou cinco faixas com trios e quatro com a incorporação de Richmond para criar o quarteto de cello. “2nd Avenue” sacode esta equação, com cinco das nove faixas executadas pelo quarteto, incluindo uma obscura composição de Dexter Gordon (que tinha Sam Jones no baixo), “Evergreenish”, e uma deliciosa interpretação de “I’m an Old Cowhand”, que, como as versões de Sonny Rollins e Grant Green, passa a inovação para um refinamento encantador. O melhor das músicas em trio é um luminoso tratamento da balada de Sonny Clark “My Conception”. Porém, na próxima oportunidade , esperamos que Breakstone siga com este quarteto e inclua o cello em cada faixa.

    Faixas

1 Thingin' 9:33
2 Home 8:47
3 I'm An Old Cowhand 7:00
4 I Wish I Knew 6:07
5 Evergreenish 7:07
6 The Lamp Is Low 5:24
7 Hit It 9:24
8 My Conception 8:46
9 2nd Ave : Blues For Imahori 9:16

Fonte: Britt Robson (JazzTimes)

Nenhum comentário: