playlist Music

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

ROBERT GLASPER COVERED THE ROBERT GLASPER TRIO RECORDED LIVE AT CAPITOL STUDIOS (Blue Note Records)


O mergulho de Robert Glasper no mundo do R&B e hip-hop ampliado pela sua base de fãs e   pela obtenção de um par de prêmios Grammy, encontrou-o com a ausência do piano. Assim, ele reuniu novamente seu original trio acústico com o baixista Vicente Archer e com o baterista Damion Reid e realizaram “ Covered: The Robert Glasper Trio Recorded Live at Capitol Studios”. Como Herbie Hancock antes dele, Glasper demonstra em seu novo disco que a estrelas do jazz, que tolera um gosto pela música popular, pode ir para casa outra vez.

O piano de Glasper, aqui, é imediatamente identificável como sempre: profundamente comovente, enfatizando a vibração sobre qualquer show de virtuosismo. Esta fórmula domina meia dúzia de reinterpretações de jazz, sofisticadamente audíveis, de artistas que vão dos megastars Radiohead (“Reckoner”), Joni Mitchell (“Barangrill”) e John Legend (“Good Morning”) aos menos conhecidos associados a Glasper como Musiq Soulchild (“So Beautiful”), Jhené Aiko (“The Worst”) e Bilal (“Levels”). Ele traz mais brilho para ostentar no único standard de jazz aqui, “Stella by Starlight”, mas realmente relembra às pessoas do que ele é capaz instrumentalmente em “In Case You Forgot”. As últimas tomadas exibidas iniciam com Glasper, desacompanhado, resplandecendo seu jeito através de rápidas e brilhantes passagens e uma espécie de passeios rápidos à moda antiga com pausas para ligeiras citações de espírito luminar de “I Can’t Make You Love Me” de Bonnie Raitt e “Time After Time” de Cyndi Lauper. Archer e Reid, cada, praticam seus momentos solos muito bem.

Duas canções socialmente conscientes encerram o álbum. A recitação feita de Harry Belafonte sobre sua história de vida “Got Over” intenciona inspirar os ouvintes, particularmente aqueles de cor, a seguir seu exemplo em superar origens modestas para encontrar a dignidade.   A interpretação de Glasper em “I’m Dying of Thirst” de Kendrick Lamar apresenta o pianista de 6 anos, Riley, e outra criança, lendo os nomes das recentes vítimas de tiros da polícia.

Faixas  

1 Intro (Robert Glasper) 2:12

2 I Don't Even Care (Robert Glasper / John Gray / Macy Gray) 7:42

3 Reckoner (Colin Greenwood/Jonny Greenwood/Ed O'Brien/Phil Selway/Thom Yorke) 5:07

4 Barangrill (Joni Mitchell) 7:06

5 In Case You Forgot (Robert Glasper) 13:01

6 So Beautiful (Taalib Johnson / Lee Huston Jr.) 7:39

7 The Worst (Shawn Carter / Jhené Chilombo / Charles Edward Hugo / Maclean Robinson / Brian Keith Warfield / Pharrell Williams) 5:21

8 Good Morning (Britten Newbill / Drew Ramsey / Shannon Sanders / John Stephens) 4:51

9 Stella by Starlight (Ned Washington / Victor Young) 4:37

10 Levels (Bilal Oliver) 7:38

11 Got Over (Harry Belafonte / Robert Glasper) 2:07

12 I'm Dying of Thirst (Alan Bergman/Marilyn Bergman/ Quincy Jones/ Kendrick Lamar) 4:33

 

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo:

 


 

Fonte: Bill Beuttler (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: