playlist Music

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

RYAN TRUESDELL – LINES OF COLOR: THE GIL EVANS PROJECT LIVE AT JAZZ STANDARD (Blue Note/ArtistShare)


Ryan Truesdell estourou na cena internacional do jazz em 2012 com o lançamento de “Centennial: Newly Discovered Works Of Gil Evans”. Como um dos mais premiados jovens arranjadores e compositors de sua geração, Truesdell é também um conhecido e competente viciado em Evans. Em pesquisa a manuscritos originais, Truesdell descobriu cerca de 50 arranjos e composições do mestre nunca ouvidos antes. Dez deles tomam seu rumo em “Centennial”, e os resultados têm críticos e fãs comentando. Com “Lines Of Color”, Truesdell apresenta outra rodada de material novo e notável mistura com um pouco de clássicos de Evans. Gravado ao vivo durante um trabalho seminal no Jazz Standard de Nova York, este projeto de 11 músicas traz esta música para viver no jeito que Evans, certamente, apreciaria. Este álbum oferece a beleza de ouvir uma orquestra tocando junta na mesma sala. Há uma energia que os músicos e a audiência trazem aos trabalhos que adiciona charme e complexidade a esta música. O trabalho apresenta seis composições nunca gravadas anteriormente. A mais vigorosa destas é o maravilhoso arranjo para “Avalon Town” de 1946. É ouvir a nuance e detalhe que Evans coloca no arranjo, inteiramente para os toques da seção de sopros. Truesdell apresenta a música com precisão, graças ao elenco dos melhores músicos de Nova York. “Avalon Town” só apresenta grandes solos do pianista Frank Kimbrough, do trompetista Mat Jodrell, de Steve Wilson no clarinete, de Scott Robinson no tenor, de Dave Pietro no alto, de Ryan Keberle no trombone e de James Chirillo na guitarra. Junto com os seis “novos” arranjos, Truesdell também usa a plataforma para incluir arranjos com seções anteriormente não ouvidas como “Davenport Blues” e “Sunday Drivin’” de Bix Beiderbecke. Ele diretamente inclui três das mais duradouras composições de Gil. “Time Of The Barracudas”, uma composição de Evans e Miles Davis escrita para Quiet Nights de Miles, que inicia este trabalho com solos arrasadores de Marshall Gilkes no trombone, Donny McCaslin no tenor e Lewis Nash na bateria. Gilkes também apresenta seu trabalho no arranjo de “Greensleeves” de Evans. E o arranjo de John Lewis para “Concorde” suinga com sofisticada graça e vigor desatrelado. Isto pode ser ditto para o programa inteiro. “Lines Of Color” não é pobre em diversão.

Faixas: Time of the Barracudas; Davenport Blues; Avalon Town; Concorde; Can't We Talk It Over; Gypsy Jump; Greensleeves; Easy Living Medley; Just One Of Those Things; Sunday Driving; How High the Moon.

Músicos: Jesse Han: palhetas ; Jessica Aura Taskov: palhetas; Steve Kenyon: palhetas; Steve Wilson: palhetas; Donny McCaslin: palhetas; Scott Robinson: palhetas; Brain landrus: palhetas; Tom Christianen: palhetas; Aiden Anta: Palhetas; Adam Unsworth: French horn; David Peel: French horn; Augie Haas: trompete; Greg Gisbert: trompete; Mat Jordrell: trompete; Ryan Keberle: trombone; Marshall Gilkes: trombone; George Flynn: trombone baixo; Marcus Rojas: tuba; James Chirillo: guitarra; Frank Kimbrough: piano; Jay Anderson: baixo; Lewis Nash: bateria; Wendy Gilles (5, 8, 10); Lois Martin: viola (4).

Fonte: FRANK ALKYER (DownBeat)

Nenhum comentário: