playlist Music

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

VINICIUS CANTUÁRIA – VINÍCIUS CANTA ANTONIO CARLOS JOBIM (Sunnyside)


De acordo com o autor premiado, psicólogo, neurocientista e músico Daniel J. Levitin, nós todos começamos a construir nossas fronteiras musicais aos 14 anos e tem firmemente estabelecido estes parâmetros aos 24. Assim, para o cantor, compositor, guitarrista e percussionista brasileiro Vinicius Cantuária, nascido em 1951 em Manaus, mas crescido no Rio, seus anos formativos coincidem precisamente com o movimento da bossa nova. O que ajuda a explicar porque, apesar de sua história profissional ter começado com rock e música moderna brasileira, Cantuária está excepcionalmente afinado às singulares temperos e nuances das joias clássicas da bossa.

Cantuária, que também serve como produtor e arranjador, favorece uma abordagem “menos é mais” ao longo deste tributo em 13 faixas, sua suave e granulosa voz cresce sobre um murmúrio. Embora ostensivamente um projeto solo, ele recepciona um grupo de convidados, alguns murmúrios por trás das raízes da música e sua expansão, outros mais proximamente alinhados à vida corrente do jazz em Nova York.

Bill Frisell, colíder com Cantuária, em 2011, no álbum “Lágrimas Mexicanas”, outra prova ser um simpático companheiro, providenciando estonteante acompanhamento eletrificado em “Só Danço Samba” e “Inútil Paisagem”. O pianista Ryuichi Sakamoto—que, no início deste século, em duas oportunidades homenageou Jobim—gentilmente guia “Eu Não Existo Sem Você” e “Por Causa de Você” e a agitação entrelaça Melody Gardot belamente em “Insensatez”. Para entusiastas fervorosos de bossa nova, entretanto, as mais excitantes adições são o guitarrista Ricardo Silveira, modelando uma serena “Garota de Ipanema” e a lendária vocalista Joyce acariciando “Caminhos Cruzados”.

    Faixas

1. Lígia 04:08

2. Caminhos cruzados 05:38

3. Vivo sonhando 02:59

4. Só danço samba 02:51

5. Eu não existo sem você 01:37

6. Este seu olhar 03:15

7. Retrato em branco e preto 03:12

8. Por causa de você 02:11

9. Garota de Ipanema 02:45

10. Felicidade 03:12

11. Insensatez 02:45

12. Inútil paisagem 03:09

13. Você vai ver 01:16

 

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo a seguir:

 


 

Fonte: Christopher Loudon (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: