playlist Music

terça-feira, 15 de novembro de 2016

ALI JACKSON JR – AMALGAMATIONS (Sunnyside Records)



Ali Jackson é um leal assistente de Wynton Marsalis. O trompetista e diretor da Jazz at Lincoln Center veio a ser como uma figura paterna para Jackson após a morte do pai dele, e ele ajudou a zelar pela carreira do baterista defendendo-a através da sua corrente posição de metrônomo da Jazz at Lincoln Center Orchestra. Marsalis tem sido mentor de outros membros da JALCO, mais proeminentemente o baixista Carlos Henriquez e o trombonista Vincent Gardner, que atuam em “Amalgamations”.

Em cruciais ataques de inspiração, Jackson tem desafiado suas notórias obstinações com o rigor técnico com um familiar e amplo programa que se inclina através da escala musical completa em termos de humor e gênero. Você quer exercícios harmônicos e desconstrução melódica em uma corda bamba sem a rede? Lance um velho cavalo de batalha como “Cherokee” em um trio de Marsalis, Jackson e Henriquez e observe-os empenhar-se em espontaneidade usando suas impecáveis proficiências e década de experiência conjunta. Então há “Done Tol’ You Fo’ Five Times”, que Jackson descreve como “ uma corrente dançante”, um blues lento, apresentando Gardner no trombone surdinado e murmúrios vocais.

Jackson chama o furtivo e bamboleante ritmo um “Hino vibrante de New Orleans”, mas a força absoluta de suas batidas relembrará você de sua tutela sob Elvin Jones. E ainda, para melhor ou pior, os procedimentos completos preenchidos por Jonathan Batiste no Fender Rhodes e Philip Keuhn no baixo, não são levemente ásperos.

Jackson viaja para Porto Rico com as sedosas síncopes de “Cachita” (com Marsalis e Gardner na linha de frente) e vai à igreja com “Praise” e “A Closer Walk With Thee” (sobre o tapete de pelúcia do organista Shedrick Mitchell). O saxofonista tenor JD Allen acena para você dentro da piscina da sua entonação em “I Love You” e “Fee Fi Fo Fum” de Wayne Shorter. O único ato impróprio aqui é optar por Batiste no Rhodes para interpretar “Thelonious” de Monk.

Uma recomendação final para “Amalgamations”: Os baixistas não devem perder a chance de ouvir Carlos Henriquez em seu pleno desembaraço, especialmente no arranjo dinâmico do membro da JALCO, Ted Nash, para “Inner Urge” de Joe Henderson para o trio formado com Jackson e Nash no sax alto. Ao longo de “Amalgamations”, o baterista dá ao baixista espaço, e ele retribui com virtuosismo resplandecente.

Faixas: Ali Got Rhythm; Cachita; Done Tol' You Fo' Five Time; Praise; Cherokee; Just a Closer Walk With Thee; I Love You; Thelonius; Kentucky Girl; Fee Fi Fo Fum; Inner Urge.

Músicos: Ali Jackson: bateria; Wynton Marsalis: trompete; JD Allen: sax tenor; Ted Nash: sax alto; Vincent Gardner: trombone; Jonathan Batiste: Fender Rhodes; Shedrick Mitchell: órgão Hammond; Aaron Goldberg: piano; Eldar Djangirov: piano; Omer Avital: baixo; Carlos Henriquez: baixo; Phillip Keuhn: baixo; Bobby Allende: percussão.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

 
Fonte: Britt Robson (JazzTimes)

Nenhum comentário: