playlist Music

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

JEFF "TAIN" WATTS – BLUE, VOL. 1 (Dark Key)




O jazz moderno raramente alcança um nivelamento eclético tanto quanto no último lançamento de Jeff “Tain” Watts. A abertura “Brilliant Corners” é uma das mais seguras e firmes tomadas do clássico de Monk que você ouvirá, a poderosa caixa de ferramentas de Watts utilizada na faixa com impressiva esperteza e explosividade, um condutor rítmico de fato. Seções surgem, tempos dobrados e mesmo um mestre da sinuosidade perpétua como   Monk teria de conceder isto como uma extensão racional da sua complexa lógica.

“Farley Strange” casa um vocal com o lustro de densa eletrônica, uma espécie de vibração Creole cruzada com a sensibilidade de meio período do Radiohead. “Diva Man” tem um vocal granulado de Ku-umba Frank Lacy sugerindo Blind Willie Johnson, que se encaixa muito bem com a seguinte “Blues for Mr. Charley”, uma pré-alvorada, clássica pós-bebedeira, que constrói aquele início como uma incrementada canção triste, que adorna estas transições para o esquema do suingue de Mobley, cortesia do trabalho do tenor de Troy Roberts.

As batidas, aqui, são amplas e Watts, como sempre, surpreende com seu trabalho na bateria, mas há toques caligráficos também, como as linhas de corrida sintetizada em “May 15, 2011”, ornatos sônicos escuros que providenciam nuances, contrastes e balanços para o que deve ter sido uma diferente e confusa paisagem sonora. “Flip & Dip”, entretanto, tem um solo de bateria que faz apenas com que a composição se abrigue em si mesma.

       Faixas

1. Brilliant Corners 07:03
2. Farley Strange 07:11
3. May 15, 2011 (com Frank McComb) 06:32
4.Driva Man (com Ku-umba Frank Lacy) 07:30
5.Blues for Mr. Charley 08:16
6.Faux Paul (com Gregoire Maret) 04:50
7.Flip & Dip 05:58
8.Brainlifter 03:50
9.Reverie 07:59

Fonte: Colin Fleming (JazzTimes)

Nenhum comentário: