playlist Music

sábado, 26 de novembro de 2016

MARCIN WASILEWSKI TRIO WITH JOAKIM MILDER – SPARK OF LIFE (ECM Records)



Duas décadas com o trio de piano polonês de Marcin Wasilewski acenou para definir um convidado para a congregação, o saxofonista tenor sueco Joakim Milder, melhor conhecido por seu trabalho compartilhado com seu mentor Tomasz Stanko. Porém, talvez “sacudir as coisas” é exagerar o caso, como Wasilewski e seus compatriotas habitualmente produzem algo majestoso, com melodia equilibrada e moderada após o próximo, dando a cada a plenitude de fogo brando antes de vir, finalmente, para o outro lado, indiferente ao que acontece ao longo do caminho, sem ter quebrado o exercício (Este, afinal, é um disco ECM).

O que é curioso, mas saudável, é apenas como Milder parece afetar, em toda parte, o processo do trio, mesmo enquanto indiscutível incremento adicional na dimensão. Sua própria contribuição composicional, “Still”, é o caso em referência: O núcleo do trio está fechado em um lançamento de um simples, repetitivo balanço acústico, quando Milder inicia soprar em torno de meio minuto. Quase como se ele não avisasse que ele estava lá, Wasilewski e a seção rítmica—o baixista Slawomir Kurkiewicz e o baterista Michal Miskiewicz— apenas mantêm-se fazendo o que deveriam. Dois minutos completos de suave, mas seguro, solo de sax ocorrem antes do pianista decidir o tempo de tentar outra direção na estrada. Milder assenta-se na retaguarda e os outros passeiam, mas ao final todos retornam ao ponto onde começaram.

Se isto sugere algo um pouco do lado bombástico, não é realmente. Este quarteto é bastante habilitado para navegar em sutis transgressões que eles amarram dentro do seu mundo sem esforço. Apesar de que alguma real agitação seria benvinda: Uma das poucas reinterpretações estranhas, “Message in a Bottle” do The Police (outras vêm de Herbie Hancock e O bebê de Rosemary de Polanski), saltam os acontecimentos consideravelmente quando o momento solo investigativo de Kurkiewicz inspira Wasilewski e Miskiewicz a impulsionar a velocidade também. Tão grande quanto estas outras canções não encrespadas são o que um pouco mais de velha festa fascinante teria dado a “Spark of Life”: mais faíscas.

Faixas: Austin; Sudovian Dance; Spark of Life; Do Rycerzy, do Szlachty, do Mieszcan; Message in a Bottle; Sleep Safe and Warm; Three Reflections; Still; Actual Proof; Largo (da Sonata #2 para piano); Spark of Life (var.).

Músicos: Joakim Milder: saxofone (2-4, 6, 8); Marcin Wasilewski: piano; Slawomir Kurkiewicz: baixo; Michal Miskiewicz: bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

 
Fonte: Jeff Tamarkin (JazzTimes)

Nenhum comentário: