playlist Music

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

STEVE SLAGLE & BILL O´CONNELL – THE POWER OF TWO (Panorama Records)



Você já ouviu a expressão sobre a existência de “força nos números”. No caso de “The Power of Two” de Steve Slagle e Bill O’Connell, dois é totalmente bastante para dizer que o saxofonista e flautista Slagle e o pianista O’Connell são uma banda e poderosa sem rodeios. Ambos tocam agressivamente e com ritmo seguro, e assim você não sente a falta do baixo e da bateria. Slagle tem uma segura entonação e forte senso de pulsão nos seus instrumentos. Igualmente, O’Connell atua como uma orquestra atrás dele e ao longo dos seus próprios solos. 

Slagle e O’Connell, veteranos de várias bandas de jazz latino, juntam forças aqui para homenagear o falecido pianista Kenny Drew Jr., com quem Slagle atuou na Mingus Big Band. As composições de Slagle são “KD Jr”, uma calorosa recordação; “Good News” uma cativante melodia descendente; “One Life”, que inicia com uma introdução ao piano estilo gospel e vagamente relembra “Come Sunday” de Ellington; a canção título, evocativa de Ornette Coleman e Monk; a balada “Into Your Grace” e “Whistling Spirits”, uma segura e ampla colaboração com O’Connell.

A única música inédita de O’Connell é “A New Day”, uma prática brincalhona para o piano e o alto. As aparições da flauta de Slagle estão em “Peri’s Scope” de Bill Evans e “The Duke” de Dave Brubeck. Na flauta, ele apresenta destreza técnica não usualmente associada ao instrumento; no alto, ele oferece feérica expressividade. Assim como O’Connell, ele é perfeito como solista e acompanhante.

Faixas: Good News; One Life; Peri's Scope; I'll Wait And Pray; A New Day; KD JR.; The Power Of Two; The Duke; Circle; Into Your Grace; Whistling Spirits.

Músicos: Steve Slagle: saxofone alto, flauta (3, 8, 11); Bill O'Connell: piano.

Fonte: Owen Cordle (JazzTimes)

Nenhum comentário: