playlist Music

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

ODED LEV-ARI – THREADING (Anzic)



Oded Lev-Ari é um produtor em ascensão, tendo dirigido álbuns aclamados de Anat Cohen, Marty Ehrlich Large Ensemble e do trio vocal Duchess. Ele tem tido muito sucesso atrás do balcão, o que leva os fãs do jazz a pensar primeiro nele como um produtor e depois como um pianista. A impressiva estreia de Lev-Ari como líder, “Threading”, ajudará a mudar isto. Na faixa “E And A”, uma das seis composições inéditas do disco, ele estabelece a deslumbrante melodia no piano, ao lado de um sensível acompanhamento do baixista Joe Martin e o hipnótico e suave trabalho dos pratos do baterista Matt Wilson, antes de Cohen arrebatar no clarinete, injetando um animado impulso emocional. A despeito da proficiência de Lev-Ari como pianista, em “Threading” ele parece mais focado nos papíes de compositor, arranjador e produtor, em vez de instrumentista. Ele está como um diretor de filme que escala a si mesmo em um papel auxiliador para proporcionar ao conjunto um sucesso vislumbrante. Sua ambição artística é admirável, como ele conduz uma dúzia de músicos para criar um álbum com um sentimento de jazz de câmara, apresentando importantes contribuições de três celistas: Alex Waterman, Yoed Nir e Noah Hoffeld. Lev-Ari é particularmente adepto de arranjar peças em que a energia constroi e, então, refugia-se em caminhos intrigantes, levando os ouvintes em uma jornada emocional que os deixa desejosos de repetir a viagem. Os 10 minutos centrais do álbum, “Voices”, apresenta ominoso esforço do cello, excitantes mudanças de tempo, deslumbrantes atuações do clarinete, delicado toque do piano e propulsiva bateria e um dinamismo sônico surpreendente. O disco inclui dois arranjos de Gordon Jenkins para a composição “Goodbye” (popularizada por Frank Sinatra em seu clássico álbum de 1958, “Only The Lonely”). A primeira versão é uma vitrine para a premiada vocalista Alan Hampton, e a segunda coloca Cohen diante dos holofotes. Lev-Ari tem o talento e sabedoria para recrutar notáveis músicos (incluindo o guitarrista Gilad Hekselman), e ele tem a visão de criar um ambiente no qual eles podem brilhar.

Faixas: Threading; Lost And Found; Goodbye (apresentando Alan Hampton); Voices; Black Crow; E And A; The Dance; Goodbye (apresentando Anat Cohen).

Músicos: Anat Cohen: clarinete; Will Vinson: saxofones alto e soprano; Brian Landrus: saxofone barítono, clarinete baixo; Nadje Noordhuis: trompete, flugelhorn; Alex Waterman: cello; Yoed Nir: cello; Noah Hoffeld: cello; Oded Lev-Ari: piano; Gilad Hekselman: guitarra; Joe Martin: baixo; Matt Wilson: bateria; Alan Hampton: vocal (3, 7); Jo Lawry: vocal (7).

Fonte: BOBBY REED (Downbeat)

Nenhum comentário: