playlist Music

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

ANTONIO HART – BLESSINGS (JLP)



Após ouvir “Blessings”, os fãs do soul-jazz ,de uma certa idade, farão, provavelmente, eles mesmos seus próprios cálculos. Então outra vez, mesmo um não iniciado deverá estar similarmente inclinado.

Iniciando com uma tomada maravilhosamente evocativa em “Rock Candy” de Jack McDuff, o saxofonista Antonio Hart ressalta suas ligações com os tradicionais grupos de órgão-jazz com a ajuda de três espíritos afinados: o tecladista Bobby Floyd, o guitarrista Yotam Silberstein e o baterista Steve Williams. Gratidão deve ser o tema prevalecente no álbum, como seu título sugere, mas o estado emotivo é o traço central, um fio comum que flui através de uma seleção esperta de composições inéditas e uma mistura de jazz e standards pop. Hart, no soprano e na maioria das vezes no saxofone alto, nunca dá um passo errado como instrumentista e compositor, mas algumas das performances, entretanto, se distinguem, devido à sua entonação agora robusta e intensa e sua segurança harmônica. É algo bom, também, porque alguém menos talentoso perderia muito tempo negociando os traiçoeiros intervalos hard-bop, que frequentemente surgem— observem a angular “Up and Down” de Hart —ou a sutil “Shiny Stockings” de Frank Foster com desembraço à la Basie. De fato, ao final, o reverberante sax alto de Hart soa como uma seção de palhetas em si.

Entretanto, “Blessings” é um esforço do grupo com amplo espaço para cada componente participar. O organista Floyd, naturalmente, é responsável por alimentar o fogo a maioria do tempo, mas ele também contribui para os sutis charmes do álbum. O mesmo é verdadeiro para Silberstein, que contrasta com o lirismo em tom menor com acompanhamentos improvisados do blues e arranjos em redemoinhos e Williams que astutamente sombreia as baladas, quando não ele não está excitando as potencialidades com ritmos acrobáticos e golpeando modulações. Pequena maravilha, Hart está se sentindo gratificado estes dias.

     Faixas

1 Rock Candy (Jack McDuff) 5:53
2 Down and Up (Antonio Hart) 5:30
3 Mo Dak (Antonio Hart) 546
4 A Hole In the Flute (Antonio Hart) 5:51
5 Speak Low (Kurt Weill) 6:33
6 The End of a Love Affair (Edward C. Redding) 4:20
7 I Can't Help It (Susaye Greene / Stevie Wonder) 5:21
8 Shinny Stockings (Frank Foster) 5:26
9 Last Train To Overbrook (James Moody) 6:30
10 Like My Own (Antonio Hart) 8:30

Fonte: Mike Joyce (JazzTimes)

Nenhum comentário: