playlist Music

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

JONATHAN BLAKE – GONE, BUT NOT FORGOTTEN (Criss Cross)



Inspirado por luminares do jazz, que recentemente partiram, o segundo álbum de Johnathan Blake como líder explora material de Cedar Walton, Jim Hall, Mulgrew Miller, Paul Motian, Frank Foster, Frank Wess e Eddie Harris. O baterista residente em Nova York, nascido na Filadélfia homenageia a três dos mais finos músicos da Filadélfia: Charles Fambrough, Trudy Pitts e James “Sid” Simmons, e inclui duas composições inéditas dedicadas à filha do saxofonista Jimmy Greene, Ana Grace, que foi assassinada na tragédia de Sandy Hook, sendo a segunda ao talentoso baixista Dwayne Burno, que faleceu aos 43 anos. Tematicamente solene, a gravação, entretanto, é preenchida com senso afirmativo da vida, senso de criatividade e vitalidade.

A animada linha de frente apresenta dois estelares saxofonistas - Mark Turner e Chris Potter-com Ben Street no baixo. Sem instrumento de cordas, os dois distintos sopros estão livres para tocar com e contra o outro com Blake conduzindo os trabalhos com Street. “Firm Roots”, de Walton, tem Turner e Potter incendiando; o veículo jazz-funk de Simmons, “Maracas Beach”, apresenta Potter na flauta, que junto ao tenor de Turner, cria uma paleta sonora única, emparelhando com o brilho jovial da música. Para “All Across the City”- que Blake interpretou com seu compositor, Jim Hall, o baterista usa um arranjo feito por Hall para ele, infundindo na balada clássica seu pessoal toque harmônico. A propulsividade, imaginação e destreza de Blake são exibidas em “Broski” de Fambrough (chamado à moda de Art Blakey), “Circle Dance” de Motian e sua própria “The Shadower”.

Blake é um dos mais procurados bateristas de sua geração, tocando ao lado de Tom Harrell, Oliver Lake, Kenny Barron dentre outros. Aqui ele expressa seu toque singular, não só através da escolha do material e companheiros de banda, mas sua ousada, potente, ainda que sensível pegada, inoculando vida nova em canções adoráveis e demonstrando fina atitude composicional.

       Faixas

1. Cryin' Blues (Eddie Harris)  5:43
2. Firm Roots (Cedar Walton)  8:06
3. Maracas Beach (James 'Sid' Simmons)  4:35
4. All Across The City (Jim Hall)  7:55
5. Broski (Charles Fambrough)  8:00
6. Born Yesterday (Johnathan Blake)  6:57
7. Circle Dance (Paul Motian)  6:05
8. New Wheels (Mulgrew Miller)  5:16
9. Anysha (Trudy Pitts)  5:15
10. The Shadower (Johnathan Blake)  3:40
11. Two For The Blues (Neal Hefti)  6:37

Fonte : Sharonne Cohen (JazzTimes)

Nenhum comentário: