playlist Music

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

PAQUITO D´RIVERA & QUINTETO CIMARRÓN – AIRES TROPICALES (Sunnyside)



Odisco apresenta trabalhos de Paquito D’Rivera, bem como de uma variedade de outros compositores cubanos. Ele testemunha o contínuo amor do saxofonista/clarinetista pela rica (e também frequentemente subapreciada) tradição da música clássica cubana. Ele está acompanhado pelo Quinteto Cimarrón, um quinteto de cordas consistindo de expatriados cubanos vivendo na Espanha.

A música aqui, embora reconhecidamente “clássica”, é caracterizada por uma exagerada mistura de diversas tradições e gêneros. Em “Wapango”, por instante, o segundo movimento da suíte Aires Tropicales de D’Rivera, passagens contrapontuais entremesclam-se com elementos de chamada e resposta, adequadas maquinações culturais afroeuropeias em exposição. O clarinete de D’Rivera mistura-se sem costura com as cordas; quando ele finalmente sola, ele adiciona um toque blueseiro com suas modulações e inflexões. O quarto movimento, “Afro”, é igualmente estimulada por contraritmos e assentamentos texturizados que refletem os temas africanos do título, mesmo com seus conceitos melódicos e harmônicos lavram proximamente aos padrões das formas clássicas europeias.

Outras faixas do disco refletem um similar ecletismo pouco consciente. A jubilante “Tamborichelo II: La Cubana”, do compositor contemporâneo Eduardo Cana Flores (que também arranjou a parte do contrabaixo para “Aires Tropicales”), está elegantemente dançável, embora a ausência de instrumentos de percussão assegure uma espécie de elegância imponente mesmo quando a música é mais energética, bem exemplificada na animada “Contradanza”, que encerra com um jubilante sapateado. “Longina” soa mais modernista com seu inicial tenso arranjos de acordes dissolvendo-se em uma melodia magnificamente romântica. Aqui, como em outras partes, o trabalho solo de D’Rivera adiciona profundidade e cor sem clarão excessivo. Talvez, inevitavelmente, sua aplicação de técnica clássica na improvisação influenciada pelo jazz, especialmente no clarinete, cita ecos de Benny Goodman. Ouvintes familiarizados com ele em um contexto puramente jazzístico se deleitará com seu este trabalho, com sua entonação claramente eloquente e suavizada, embora em uma temática de ampla extensão. 

          Faixas

1 Alborada y son (Paquito D'Rivera) 5:58
2 Wapango (Paquito D'Rivera) 3:25
3 Habanera (Paquito D'Rivera) 3:06
4 Afro (Paquito D'Rivera) 3:55
5 Contradanza (Paquito D'Rivera) 2:43
6 Martica (Orestes Urfe) 4:21
7 Tamborichelo III: La Cubana (Eduardo Flores) 2:36
8 Longina (Manuel Corona) 4:34
9 Notas de la Habana (Ivan "Melon" Lewis) 4:37
10 Introducción y Guajira: 2nd movement, Work for Clarinet and String Quartet
     (Igmar Alderete) 5:19
11 Al fin te vi (Ernesto Lecuona) 2:15
12 Zumolandia (Oscar Rodríguez) 2:22
13 A la 1830 (José Urfé) 2:03
14 Isora club (Coralia Lopez) 5:34
15 La Rity (Eduardo Flores) 2:44
16 Doña Vainilla (Eduardo Flores) 3:21
17 La Comparsa (Ernesto Lecuona) 5:04

Fonte: David Whiteis (JazzTimes)

Nenhum comentário: