playlist Music

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

SIMON PHILIPS – PROTOCOL II (Phantom Recordings)



O baterista britânico Simon Phillips está em um recente rolo, sem intenção de trocadilho. Seu trabalho com a tecladista japonesa Hiromi, em 2014, no lançamento de “Alive”, ajudou a fazê-lo o melhor dos três trabalhos para o Trio Project com o baixista Anthony Jackson. E o último projeto do baterista, “Protocol II”, um suporte para sua estreia solo em 1988, “Protocol”, é o melhor das suas gravações como líder.

É uma prazerosa surpresa, considerando que Phillips reuniu-se em poucos dias com o guitarrista Andy Timmons, o tecladista Steve Weingart e baixista Ernest Tibbs (um músico com o qual ele nunca havia trabalhado antes). Porém, a espontaneidade obtém sucesso. A composição de abertura, de Phillips, “Wildfire”, com os acordes distorcidos de Timmons e um solo vanguardeiro de Weingart, entre a configuração da seção rítmica, soa como um aceno à banda do falecido baterista Tony Williams, New Lifetime, do meado dos anos 70. A mais lenta, “Soothsayer”, foi composta pelo quarteto, indicando criatividade espontânea, ainda com não menos atitude. Timmons, guitarrista da banda pop/metal “Danger Danger”, exibe seu arsenal no jazz e no rock com uma tranquila versatilidade da abordagem de Phillips.

Alguns dos melhores trabalhos de Weingart foram com outro proeminente baterista de fusion, Dave Weckl, no início dos anos 2000. O tecladista contribui com outro solo feérico em “Gemini” ,de Phillips, no qual o baterista toca um jogo aparente dentro de um tempo 6/8 . Tibbs, com sua experiência em tocar R&B, bem como artistas de fusion, providencia uma subcorrente expressiva, particularmente em peças mais espaciais como “Moments of Fortune”. Outros destaques —a métrica “Upside in Downside Up”, a tranquila “First Orbit” e a ressonante “Octopia”— conduz à comparação da carreira desigual do baterista, incluindo a fusion de Jeff Beck em “There and Back (1980)”, a joia pop de Pete Townshend ,“White City (1985)” e o toque de jazz de Phillips em “Burning for Buddy tribute to Buddy Rich” de 1994.

Faixas: Wildfire; Soothsayer; Gemini; Moments Of Fortune; Upside In Downside Up; First Orbit; Octopia; Enigma.

Músicos: Simon Phillips: bateria; Andy Timmons: guitarras; Steve Weingart: teclados; Ernest Tibbs: baixo.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

 
Fonte: Bill Meredith (JazzTimes)

Nenhum comentário: