playlist Music

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

KENNY BURRELL – UNLIMITED 1 (HighNote Records)



Unlimited 1
 A missão da The Los Angeles Jazz Orchestra Unlimited é multiforme, como Kenny Burrell, um codiretor da orquestra, tem explanado. A LAJOU pretende funcionar como uma orquestra de repertório e como um canal para composições feitas para grandes grupos, e para produzir centelhas para a criação de orquestras de jazz nos Estados Unidos. A banda está livre para um bom começo com sua gravação de estreia com suas credenciais em uma noite no Catalina em Hollywood. Burrell e companhia oferecem performances novas para arranjos de material clássico, bem como novas composições do reverenciado guitarrista e outros.

“Stolen Moments” de Oliver Nelson, arranjada pelo saxofonista Hitomi Oba da LAJOU, beneficia passagens da seção de saxofones construídas a partir do solo do compositor na gravação original. Burrell inicia com o solo em “Strayhorn Medley”, com leituras tipicamente luxuosas com traços de blues em “Passion Flower” e “Take the ‘A’ Train”, antes da banda saltar na última canção, abarrotada com a leitura do solo original da seção de trompete por parte de   Ray Nance. O turbulento vocal de Barbara Morrison no topo da tomada, em firme suingue, de “Things Ain’t What They Used to Be” de Mercer Ellington eriçada com um dos mais enérgicos solos de Burrell no disco.

“Be Yourself” do líder, inspirada por Ellington, é um provocante ,suingante e impressivo solo efetuado por Burrell e pelo trombonista Nick DePinna, enquanto Burrell também oferece uma melancólica balada “Remembering”, que ele lidera com prazeroso vocal áspero, e o arranjo animado por Don Sickler para “Fourth Dimensions” (alcunha para o som de Kenny) ”. Há o colorido latino em “Mama Ya Ya” do trompetista Bobby Rodriguez e “Adelante!”, enquanto a  espirituosa “Soulero”  de Richard Evans ganha uma gradual intensidade, estrutura assentada e solo em torvelinho por parte do saxofonista Scott Mayo e pelo baterista Clayton Cameron. “Unlimited 1” clama por uma sequência.

Faixas: Apresentação; Stolen Moments; Jeannine; Be Yourself; Apresentação; Remembering; Apresentação; Mama Ya Ya; Fourth Dimensions (alcunha para o som de Kenny); Adelante; Apresentação; Soulero; Apresentação; Strayhorn Medley (Passion Flower / Take the “A” Train); Apresentação; Things Ain’t What They Used to Be.

Músicos: Kenny Burrell: diretor artístico, guitarra, vocal, comentários; Los Angeles Jazz Orchestra Unlimited: Charley Harrison, Dr. Bobby Rodriguez: codiretores; Bobby Rodriguez: trompete; Mike Price: trompete; Dave Richards: trompete; Jon Papanbrook: trompete; Tom Marino: trompete; Andre Delano: sax alto ; Justo Almario: sax tenor, flauta; Scott Mayo: sax tenor; Charles Owens: sax barítono; Nick De Pinna: trombone; Ryan Porter: trombone; Billy Mitchell: piano; Trevor Ware: baixo; Clayton Cameron: bateria; Barbara Morrison: vocal (16). 

Fonte: Philip Booth (JazzTimes)

Nenhum comentário: