playlist Music

domingo, 12 de fevereiro de 2017

LASZLO GARDONY – LIFE IN REAL TIME (Sunnyside Records)



“Life In Real Time” é algo singular no modelo das gravações anteriores de Laszlo Gardony e a quebra da norma que marca este pianista. E como isto é possível? . Isto é fácil de responder: Gardony derruba sua norma com o trabalho com seus antigos companheiros de trio— o baixista John Lockwood e o baterista Yoron Israel—e ele esquiva-se através da adição de três saxofonistas ao grupo. Fazendo assim, ele destaca sua relação musical com Israel e Lockwood, enquanto expande o escopo de sua música e faz brilhar três instrumentistas de sopro que raramente ganham o crédito e a atenção que merecem —Don Braden, Stan Strickland e Bill Pierce.

Este programa foi gravado ao vivo no Berklee Performance Center em Setembro de 2014, o que está claro desde o seu começo— a ebuliente, inspirada em News Orleans "Bourbon Street Boogie"— com a qual Gardony e companhia energizam a sala. Este sexteto exibe a forte dinâmica da batida correta, mas Pierce manobra para roubar o show na abertura do número. Seu robusto saxofone prova ser uma força dominante sempre que ele alça voo. De lá, segue para a potente "Breakout", um número que inicia com uma exploração solo de três minutos de Israel e exibe uma participação memorável de Gardony, e "Gemstones", uma peça que encontra Pierce outra vez na linha de frente.

Embora a maioria do álbum foque em composições inéditas de Gardony, o ponto central do programa apresenta duas reinterpretações, uma ritmicamente tradicional "Lullaby Of Birdland", que coloca Braden no centro do palco e uma alegremente valseada "Motherless Child", que apresenta Strickland no clarinete baixo. Este instrumento faz outra aparição no lento passeio de "New Song", mas Strickland está de volta ao saxofone para os últimos dois números do programa, "The Other One", um prazeroso suingue apresentado de forma tranquila e "Out On Top", uma alegre e singularmente medida excursão, que encerra com uma batida agitada. Este álbum está disponível para download no iTunes e há oportunidade de se ouvir mais de um número do concerto —"Spirit Dance", apresentando Strickland no vocal—mas a sua compra não deveria ser desprezada: estas oito faixas contêm mais do que bastante riqueza musical para manter os ouvidos felizes e os pés batendo.  

Faixas: Bourbon Street Boogie; Breakout; Gemstones; Lullaby Of Birdland; Motherless Child; New Song; The Other One; Out On Top

Músicos: Laszlo Gardony: piano; John Lockwood: baixo; Yoron Israel: bateria; Stan Strickland: saxofone tenor e clarinete baixo; Don Braden: saxofone tenor; Bill Pierce: saxofone tenor.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo a seguir:

 
Fonte: Dan Bilawsky (AllAboutJazz)

Nenhum comentário: