playlist Music

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

PETE RODRIGUEZ – EL CONDE NEGRO (Destiny)



O trompetista e vocalista Pete Rodriguez segue seu álbum de 2013, “Caminando Con Papi (Destiny)”, com “El Conde Negro”— um conjunto de sambas inéditos e salsas conhecidas, originalmente cantadas por seu pai, Pete “El Conde” Rodriguez, um percussionista cuja ilustre carreira inclui períodos com Johnny Pacheco e Tito Puente. O álbum apresenta clássicos do jazz latino através de torceduras modernas do jazz, criando algo deliciosamente híbrido, na qual os ritmos do son e mambo são fundidos com singulares métricas de balanços suingantes. É uma combinação arrojada, porém o Rodriguez mais novo tem credenciais para obter sucesso. Crescido em Porto Rico, ele tocou trompete e bateria na banda do seu pai e aos 15 anos de idade obteve uma cadeira na Sinfônica de Porto Rico. Com o estímulo de um colega de classe do ensino médio (o saxofonista David Sánchez), Rodriguez passou seu foco para o jazz, e emprestaria sua brilhante entonação no trompete e féerica habilidade percuciente para álbuns de Celia Cruz, Eddie Palmieri e Chico O’Farrill. As 10 canções de seu novo álbum revelam um trompetista de abordagem única, que funde um senso de fraseado de vocalista com um sentimento de percussionista para o ritmo. Para seus solos em “Gravity” e “Ten Fe”, ele assume o trompete como um conguero, circundando bravios e percussivos padrões que incentivam o pianista Luis Perdomo e o baterista Rudy Royston (o baixista Ricky Rodriguez e o percussionista Robert Quintero arredondam a coesiva formação). Com outro singular floreio, Rodriguez vasculha os registros baixos do seu instrumento em “Stolen Changes”, criando magníficas e aveludadas linhas que flutuam através das mudanças de acordes como a voz de um crooner. Se um dos grandes prazeres no jazz é ouvir um músico desenvolver uma singular e inimitável identidade, então “El Conde Negro” é satisfação segura. Este álbum enfaticamente demonstra que Rodriguez não é apenas um atento estudante da tradição do jazz latino, mas, também, um dos jovens talentosos artistas que conduzirá o futuro. 

Faixas: Soy La Ley; Stolen Changes; Catalina La O; Gravity; Convergencia; Ten Fe; Sombras Que Paso; Perdomo's Blues; Guaguanco De Amor; El Conde Negro.

Músicos: Pete Rodriguez: trompete; Luis Perdomo: piano, Rhodes; Ricky Rodriguez: baixo; Rudy Royston: bateria; Robert Quintero: percussão.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

 
Fonte: BRIAN ZIMMERMAN (DownBeat)

Nenhum comentário: