playlist Music

terça-feira, 14 de março de 2017

ANANDA GARI - T – DUALITY (Auand Records)



Desde os anos 1980s, o saxofonista alto Tim Berne tem sido um capital operador naquela zona fértil do jazz onde “interno” cruza com o “externo”. Sua discografia como líder é ampla e profunda, incluindo dois recentes aclamados lançamentos pela ECM. “T-Duality” é interessante por, entre muitas outras razões, oferecer a oportunidade de ouvir Berne como acompanhante, suportando alguém em um projeto diverso.

Ananda Gari é um jovem baterista italiano, compositor e conceitualista. Ele faz sábias escolhas para os seus colaboradores. Os outros membros do seu quarteto são o guitarrista Rez Abbasi e o baixista Michael Formanek.

Berne soou mais comprometido ou mais versátil. “Trucks” inicia como uma firme proclamação, mas, como a maioria das peças de Gari, rapidamente torna-se acessível. A primeira passagem de Berne é um grupo de grasnidos de imprecações sobre um zunido de uma nota única da guitarra, que Abbasi transporta da cabeça. Então Berne inesperadamente emparelha dentro de uma retardada, ansiosa, quase polida chamada. Abbasi lança um solo intrigante realizado a partir de vivas e inquietas incursões em ondas. Quando Berne retorna ele resume suas chamadas queixosas, mas eles, breve, se fragmentam.

As músicas de Gari são rigorosas, átomos voláteis de energia. Abbasi e Berne assumem longos, envolventes, enlaçados e relativamente racionais solos em “Never Late”. Porém, a versão de beleza de Berne sempre contém alguns entalhes afiados. Abbasi, não Berne, é o único que eventualmente explode “Never Late”. Com esta banda todas músicas explodem. Formanek e Gari definem a atmosfera de “Fields”.  Formanek com seus amplamente espaçados portentos puxados e eventual solo com movimentos rápidos, Gari com paciente e gradual intensificação de estrépito.

Em sua estreia como líder, Gari tem clamado por crédito como um intuitivo baterista dentro da tradição de Paul Motian, e providenciou contextos criativos que guiam e inspiram músicos responsáveis (mais maduros e melhor conhecidos que eles mesmos) a fazer mais.

Faixas: Trucks; Never Late; Are You Kidding Me (Intro); Are You Kidding Me; Fields; Last Drops; Don't Forget to Pet Your Cat.

Músicos: Ananda Gari: bateria; Tim Berne: saxofone; Rez Abbasi: guitarra; Michael Formanek: baixo.

Fonte: Thomas Conrad (JazzTimes)

Nenhum comentário: