playlist Music

sexta-feira, 24 de março de 2017

ANTHONY WILSON – FROGTOWN



“Frogtown” de Anthony Wilson, polvilhado com a música de raiz norte-americana, é como um café forte com creme e açúcar com uma mistura agridoce. Esta coletânea com 13 faixas, quase todas compostas por Wilson, também explora um território da performance moderna, com meia dúzia das letras escritas pelo guitarrista exibidas em sua própria voz.

A voz de Wilson é granulosa, mas terna, e embora ele não exiba prodigioso alcance, ele sabe elaborar as linhas melódicas, que complementa o dom vocal que ele possui. Ele está viril e blueseiro em “She Won’t Look Back” e sua entonação melancólica em “Your Footprints” (coescrita com Dan Wilson) perfeitamente emparelha com o sonoro violino de Petra Haden e a paixão espectral do saxofonista tenor convidado, Charles Lloyd. Wilson também serve algumas insolências no dedilhado em “I Saw It Through the Skylight” ao lado do trompete surdinado, dentro da velha escola, de Daniel Rosenboom. Ao longo de “Frogtown”, a matização de Wilson é exemplar. Ele declara firme e intensos acordes eletrificados na roqueira “Silver and Flint”, anda furtivo através da mazurca italiana “Occhi di Bambola” com rápido discernimento e faz as cordas despedaçarem-se com ânsia conforme ele se junta ao pianista Patrick Warren na elegíaca faixa de encerramento, “Downtown Abbey”.

Haden é o personagem fora do comum da banda, um minuto trazendo um esteio na lamentação para arrastar lento do vocal na balada “Our Affair”, a próxima vista com o alto assentamento frenético em “The Cares of a Family Man”. O baixista Mike Elizondo, também produtor de Frogtown, providencia um balanço firme para “The Geranium”. O som tagarela do baterista Jim Keltner dá à faixa título uma revigorante energia, um contraste nítido para as entonações encrespadas do companheiro ardiloso Matt Chamberlain, cujos destacados disparos conduzem os voos sobrenaturais de “Shabby Bird”. “Frogtown” é alternativamente jovial, bravio e franco, e dominam seu ouvido e suas emoções do começo ao fim.
        Faixas
1 She Won't Look Back 5:40
2 Frogtown 4:01
3 Your Footprints 6:37
4 Occhi di Bambola 3:55
5 Silver and Flint 4:17   
6 Our Affair 5:43
7 The Cares of a Family Man 4:44
8 Mopeds 1:53
9 Arcadia 5:04
10 The Geranium 6:28
11 Shabby Bird 3:31
12 I Saw It Through the Skylight 3:20
13 Downtown Abbey 4:13

Fonte: Matt R. Lohr (JazzTimes)

Nenhum comentário: