playlist Music

sexta-feira, 3 de março de 2017

JOHN PIZZARELLI – MIDNIGHT McCARTNEY (Concord Records)



Na mesma semana que o sucesso dos Beatles, “Can’t Buy Me Love”, atingiu a primeira posição na Billboard em Abril de 1964, Ella Fitzgerald gravou sua versão. As composições de Lennon e McCartney têm se mantido uma parte vital do repertório vocal jazzístico desde então. Porém, é duro imprimir o nome de várias, ou algumas, das versões das canções de McCartney na fase pós Beatles. Sir Paul, ele mesmo, entendeu que era tempo de retificar isto. McCartney convidou John Pizzarelli, a quem conheceu durante sessões, em 2010, para o “Kisses on the Bottom”, a estimável coletânea, a maioria de standards, de ícones do rock, e não apenas sugeriu a ideia como o título. Pizzarelli, que tinha realizado um disco de tributo aos Beatles em 1996, aceitou o convite.

Embora o trabalho solo de McCartney provavelmente nunca alcançará o status icônico das suas colaborações com Lennon, seu repertório é não só ricamente nuançado, mas se prepara para reinterpretações como Pizzarelli habilmente demonstra. Com sua esposa, Jessica Molaskey, como coprodutora (ela também participa do coro) e o irmão Martin no baixo, ele preenche a seção rítmica com o pianista Larry Goldings e o aguçado Konrad Paszkudzki.

Embora as 13 faixas do disco incluem leitura macia de “Silly Love Songs”, “My Love”, “No More Lonely Nights”, “Warm and Beautiful”, “Some People Never Know” e “Junk” (apresentando o pai de John, Bucky Pizzarelli, na guitarra ritmo e o saxofonista Harry Allen), o trabalho não é todo em clima de meia-noite. De fato, adoravelmente como todas as coisas embaladas na marca registrada da cadência sedosa de Pizzarelli, as mais ousadas seleções são as mais interessantes. Entre elas: uma animada “Heart of the Country”; uma alegre, em tempo médio, “Coming Up”, apresentando um excelente vocal emparelhado com Michael McDonald; uma blueseira, dentro do conceito de Wes, instrumental com sopros embelezam “Hi, Hi, Hi”; uma deslumbrante “Let ’Em In” conduzida pelo baixo de Martin, inspirado na figura de Ray Brown e, como bônus, uma esperta “Wonderful Christmastime” em ritmo de samba.

   Faixas

1 Silly Love Songs 3:51
2 My Love 4:26
3 Heart Of The Country 3:11
4 Coming Up 3:56           
5 No More Lonely Nights 5:07
6 Warm And Beautiful 3:33
7 Hi, Hi, Hi 3:52
8 Junk 3:38
9 My Valentine 3:39
10 Let 'Em In 2:53
11 Some People Never Know 3:23
12 Maybe I'm Amazed 4:00
13 Wonderful Christmastime 4:17

Fonte: Christopher Loudon (JazzTimes)

Nenhum comentário: