playlist Music

terça-feira, 25 de abril de 2017

DON PULLEN – RICHARD´S TUNE (Sackville)



Don Pullen, por toda sua reputação de “deslocado”, foi um profundo pianista melódico que nunca abandonou as influências diversas que absorveu durante seus anos iniciais (igreja, R&B, clubes tradicionais/ trabalhos em saguão de hotéis), junto com sua imersão na era do movimento free dos anos 60 e seu famoso trabalho no início dos anos 70 com Charles Mingus. Este disco, originalmente lançado pela Sackville em 1975 como “Solo Piano Album”, foi o primeiro sob o nome de Pullen; nele, ele efetivamente ampliou a gama de suas predileções estéticas para expor sua imaginação fértil, técnica assustadora e malícia com senso de humor.

A faixa título é um tributo a Muhal Richard Abrams  do AACM, um dos mentores de Pullen e um dos modelos na função musical. É uma hábil e evocativa homenagem que poderia servir como um manifesto pessoal: Pullen despedaça em agudos deslizamentos, sucessões rápidas de notas e sons de esguichos, mas sempre retorna à ressonância direta do tema, insertando poucas referências a “Hi-Fly” de Randy Weston ao longo do caminho e convocando imperturbável romantismo ao lado de sua robusta e pensada vacância de sentimentalismo. “Song Played Backwards” empurram as coisas para adiante: é uma completa e furiosa pororoca de audácia criativa, livre de imaginação harmônica e magia técnica.

Pullen propositadamente evita respostas musicais fáceis ou diferentes em “Suite (Sweet) Malcolm (Pt. 1: Memories and Gunshots) ” misturando tristeza, cólera e libertação espiritual para invocar o otimismo visionário que sustenta a militância de Malcolm X (também frequentemente estereotipado). O destaque, para muitos, entretanto, provavelmente será “Big Alice” (exibido em duas versões, uma não lançada anteriormente), a criação melhor conhecida de Pullen dos seus dias com Mingus. Impulsionada pela batida das paradas de rua de New Orleans, é uma celebração na qual Pullen relembra seu abraço inicial do R&B/gospel em toda sua glória de espírito inspirador.

Faixas: Richard's Tune; Suite (Sweet) Malcolm (Part 1: Memories and Gunshots); Big Alice; Song Played Backwards; KaDJi; Big Alice (faixa alternativa).

Fonte: David Whiteis (JazzTimes)

Nenhum comentário: