playlist Music

sexta-feira, 28 de abril de 2017

HERLIN RILEY – NEW DIRECTION (Mack Avenue Records)



Há uma sutil mensagem envolvida no título registrado, como relata a maioria da música do disco: Ao contrário do que alguns pregadores e progressistas insistem, a música pode explorar novas direções sem auto proclamar seu caráter iconoclasta ou sua pureza. Descobrir novas belezas e autenticidade é um triunfo do espírito, não um manifesto ideológico.

Herlin Riley é um nativo de New Orleans, e seus ritmos populares com toques latinos da herança musical da cidade serpenteia através deste trabalho. “Connection to Congo Square”, na qual Riley e o percussionista convidado Pedrito Martinez entrelaçam-se com prazeroso abandono, impulsionando a linha melódica que perturba com fúria postbop, exemplifica esta série contínua venerável-para-o-futuro. Assim “Harlem Shuffle”, que evoca “Night Train” atualizada com gabolice soul-jazz. Lá, o solo do saxofone alto de Godwin Louis retorna à graça da era do suingue de Johnny Hodge e o trompetista Bruce Harris combina uma precisão clássica com exultação modernista e liberdade. “Hiccup Smooth” toca no paradoxo do seu título com ritmos justapostos e marcações. Louis resolve a configuração rítmica com segurança.

Enquanto seja o líder da sessão, Riley é na maior parte o responsável por estabelecer o balanço, adicionando coloração e textura e instigando seus companheiros de banda - Louis, o pianista Emmet Cohen, Harris, o baixista Russell Hall, Martinez, o guitarrista convidado Mark Whitfield- com uma não forçada, mas inflexível determinação.  A maior exceção é “Herlin’s Hurdle”, escrita por Cohen, na qual Riley permite a si mesmo um firme serpenteio em um solo explosivamente livre. A balada “Shake Off the Dust” deve soar convencional, mesmo prosaica na primeira audição, mas de fato serviria como manifesto deste trabalho : Pela revisitação a conceitos clássicos e celebração da vivacidade deles , nós podemos transformá-los em veículos para exploração nova.    

     Faixas

1 New Direction (Herlin Riley) 6:53
2 A Spring Fantasy (Herlin Riley) 6:01
3 The Crossbar (Herlin Riley) 6:43
4 The Big Banana (Herlin Riley) 6:14
5 Shake off the Dust (Herlin Riley) 5:54
6 Connection to Congo Square (Herlin Riley) 5:31
7 Herlin's Hurdle (Herlin Riley) 7:03
8 Hiccup Smooth (Herlin Riley) 7:19
9 Harlem Shuffle (Herlin Riley) 7:22
10 Tutti Ma (Traditional) 4:34

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:


Fonte: David Whiteis (JazzTimes)

Nenhum comentário: