playlist Music

sexta-feira, 21 de abril de 2017

KENDRICK SCOTT ORACLE – WE ARE THE DRUM (Blue Note Records)



“We Are the Drum” valeria seu preço só por Lizz Wright cantar suspirando, bela e melodicamente, a balada “This Song in Me”. Porém, o terceiro álbum do quinteto Oracle do baterista Kendrick Scott tem mais 10 adoráveis faixas, cada uma construída com uma delicadeza que impregna mesmo as canções mais agitadas com suavidade.

“Synchrony”, por exemplo, suinga com tamanha velocidade que agita. O pianista Taylor Eigsti metade do tempo da introdução que tempera (mas não deixa lentidão) Scott e o baixista Joe Sanders; o saxofonista alto John Ellis e o guitarrista Mike Moreno toca a melodia no tempo regular, mas com doçura meditativa que oferece apenas um toque de pungência. Os primeiros 80 segundos de “Never Catch Me” são um ótimo solo do líder que sublinha inesperada ternura da canção, especialmente no desembestado solo de Eigsti.

Em todo lugar, balada e sutileza regulamenta o dia, e com não menos ternura. “Make Believe” de Ellis tem um tratamento especial nos solos curiosos do compositor, Moreno e Sanders. “Lotus” de Moreno raramente movimenta-se acima de um tranquilo som monótono de instrumento de corda, e duas versões de “Touched by an Angel” de Scott (para a banda e para piano solo) são arrebatadoras em sua tranquilidade. “We Are the Drum” está em tempo médio, mas com um tema em inspirada longa nota e introspecções de solo de clarinete baixo   que a suaviza. Mesmo o intenso tambor e pratos de Scott vêm a ser transitórias pelejas de paixão.

As últimas estratégias atuais permeiam o disco. Scott utiliza um movimento lento funk sob um pesado solo de Moreno em “Mantra”, e uma valsa razoavelmente energética sob o tenor de  Ellis , “Milton”. Em ambos os casos os ritmos elevam o mau humor em vez de inflá-la. Uma profusão de bateristas podem tocar sensivelmente, mas poucos podem tocar explosivamente e fazê-lo com sensibilidade. Este é um dos consideráveis talentos de Kendrick Scott como baterista e líder.

Faixas: We Are The Drum; Make Believe; This Song In Me; Mantra; The Long Shadow; Never Catch Me; Touched By An Angel (For Maya); Milton; Lotus; Synchrony; Touched By An Angel.

Músicos: Kendrick Scott: bateria; Taylor Eigsti: piano, Rhodes; Michael Moreno: guitarra: John Ellis: saxofones, clarinete baixo: Joe Sanders: baixo; Lizz Wright: vocal (3).

Fonte: Michael J. West (JazzTimes)

Nenhum comentário: