playlist Music

sábado, 8 de abril de 2017

REZ ABBASI ACOUSTIC QUARTET – INTENTS AND PURPOSES (Enja Records)



O conceito atrás de “Intents and Purposes” é algo elegante: uma seminal fusão de canções apresentada em texturas de violão (Rez Abbasi), vibrafone (Bill Ware), baixo (Stephan Crump) e bateria (Eric McPherson). O Acoustic Quartet  de Abbasi tem seu ponto de condução em uma faixa: “Medieval Overture” do Return to Forever uma das mais detestáveis gravações. Aqui, camadas e camadas de som (e pretensão) tombam, revelando uma composição impressiva que incandesce a interação entre Abbasi e Ware. Mesmo o longo solo de bateria de McPherson, baseada na variação de timbres sobrepuja o original.

Não que o resto do álbum seja redundante. A maioria é melhor. “There Comes a Time” suinga com uma jam de acid-rock de Tony Williams Lifetime, com as inflexões tranquilas de Abbasi e o leve preenchimento de Ware fazendo Lifetime parecer esquisitamente elaborado na comparação. “Black Market” modulada como funk do Weather Report para enfatizar o lirismo etéreo. “Red Baron” faz o oposto, mantendo o bom tempo da pegada de Billy Cobham mesmo com contribuições mais sutis ao redor (especialmente de McPherson, que é forte e engajado sem a ocupação de Cobham). Virtuosismo, também, persiste apesar de sutil, se em quatro maneiras de interação em “Butterfly” ou em solos como na suntuosa síncope de Ware em “Joyous Lake” de Pat Martino. Abbasi tem uma marcante linha em “Butterfly” e uma maravilhosa e desacompanhada performance com violão barítono (com toque de folk inglês) em “Low-Lee-Tah” de Larry Coryell. 

Uma advertência: As escolhas de Abbasi incluem “Resolution” da Mahavishnu Orchestra , que é mais ou menos uma dica para um filme em busca de um título para continuação. O quarteto, melhor do que este material, faz o que pode.

Faixas: Black Market; Butterfly; Joyous Lake; Resolution; Medieval Overture; Red Baron; Low-Lee-Tha; There Comes a Time.

Músicos: Rez Abbasi: violão, violão barítono e fretless; Bill Ware: vibrafone, Stephan Crump: contrabaixo; Eric McPherson: bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

 
Fonte: Michael J. West (JazzTimes)

Nenhum comentário: