playlist Music

terça-feira, 30 de maio de 2017

MARQUIS HILL – MODERN FLOWS EP V0L. 1



O trompetista Marquis Hill, crescido em Chicago, vencedor no último ano do Thelonious Monk International Jazz Competition, apresenta sua destreza composicional com sua proficiência na sua quarta gravação como líder, “Modern Flows EP Vol. 1”. Suas 10 composições inéditas com partes iguais de paixão e sofisticação, a totalidade do lançamento espalha-se com forte e atraente senso de identidade afro.

As composições de Hill cobrem uma ampla extensão de estilos. “Black Harvest” encontra Hill e o saxofonista alto Christopher McBride intercambiando frases bop espinhosas sobre o staccato polirrítmico do baterista Makaya McCraven. “The Essence”, com a sua polida linha melódica para sopros em uníssono, inclui charme e preenchimento romântico do vibrafonista Justin Thomas. “I Remember Summer” é uma serena exibição da vocalista Meagan McNeal. 

A melhor interpretação de Hill nesta gravação é seu solo firme, espertamente compassado na fascinante “White Shadow”, uma canção mesclando tensas sucessões rápidas de notas de McCraven e o baixo ribombante de Joshua Ramos com uma melodia peculiar, que relembra uma canção infantil. Esta faixa e três outras apresentam flamejante atuação de Keith Winford na recitação, que evoca a ancestral magnificência afro-americana (em “King Legend” acompanhada pelas batidas pungentes, no estilo hip-hop, de McCraven) e frequentemente providas de circunstâncias contemporâneas (“White Shadow” encontra Winford gritando, “Put me in a chokehold/Struggling to breathe” – Estrangule-me/Lutando para respirar em tradução livre). Outro declamador , a poetisa sul-africana Tumelo Khoza, embeleza o álbum na faixa introdutória. Ela grandemente entona “Black, you do not lack/You are the crux of all that matters” – Negros, não se ausentem/ Vocês são o ponto crucial de todas estas causas – em tradução livre- soprada ao longo de uma declaração melódica de Hill e McBride e o balanço suave do baixista elétrico Bryan Doherty.

O prêmio da competição Monk para Hill incluiu um contrato para gravação com o Concord Music Group. Se a capacidade musical e o vigoroso engajamento sócio-político de seu lançamento próprio “Modern Flows” são uma indicação, nós estamos diante de uma gravação memorável.  

       Faixas

1 Modern Flows Intro 2:31
2 Black Harvest 5:03
3 White Shadows 7:12
4 The Essence 4:20        
5 Love My Life 2:19        
6 I Remember Summer 4:34      
7 When We Were Kings 4:48     
8 King Legend 2:47         
9 Flow 7:15       
10 Legend's Outro II 3:30

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:


Fonte: Matt R. Lohr (JazzTimes)

Nenhum comentário: