playlist Music

quarta-feira, 7 de junho de 2017

ETHAN IVERSON – THE PURITY OF THE TURF (Criss Cross Jazz 1391)



Suas altas expectativas para esta combinação de músicos— o pianista Ethan Iverson, o baixista Ron Carter e o baterista Nasheet Waits—provavelmente não são elevadas o bastante para o que eles apresentam, em termos de deixar seus distintos atributos brilhar, enquanto também interagem nos níveis mais elevados da audição e invenção. 

As liberdades que eles alcançam são expressas dentro de limitações auto-impostas. Iverson Evita com excesso de técnica. Suas improvisações desdobram-se economicamente em sua mão direita, usualmente com muito pouca ou nenhuma ênfase em sua mão esquerda (com uma significante exceção, registrada abaixo). Ele toca, deliberadamente, estimulando suas ideias, às vezes, sem pressa em semínimas ou notas em oitava. Similarmente, Waits trabalha talvez 90 porcento do tempo improvisando nos pratos e apenas no tambor. Quando ele acentua algo de seus canhões, é por uma boa razão. 

Com isto entendido, todos os três músicos conspiram para criar uma sessão ponto de referência, algo cujo objetivo são os viscerais prazeres do suíngue e os níveis mais cerebrais de apreciação. Na faixa título, escrita por Iverson, o espectro de Monk paira sobre o piano solo. Porém, Iverson estende a tonalidade através de linhas singulares, que brotam mais ousadas ao longo do seu desdobramento. 

Um dos momento mais arrebatadores do álbum ocorre no tratamento solo de Iverson para “Darn That Dream”. Aqui ele reanima sua mão esquerda, prestidigitando um senso de obsessão, se não franca ameaça. Não é uma tarefa fácil com uma das mais amadas baladas do catálogo
.
Faixas: The Purity Of The Turf; Song For My Father; Darn That Dream; Along Came Betty; Graduation Day; Confirmation; Kush; Sent For You Yesterday; Strange Serenade; Little Waltz; Einbahnstrasse; So Hard It Hurts. (58:46) 

Músicos: Ethan Iverson, piano; Ron Carter, baixo; Nasheet Waits, bateria.  

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo : 





Fonte: Bob Doerschuk (DownBeat) 

Nenhum comentário: