playlist Music

segunda-feira, 26 de junho de 2017

JIM SNIDERO - MD66 (Savant Records)



O título significa “Miles Davis 1966”. O Segundo Grande Quinteto reformado no jazz 50 anos atrás. Suas gravações ainda soam correntes. A 20ª gravação de Jim Snidero como líder é, proximamente, um álbum tributo. Seu quinteto compartilha algumas das ambivalências harmônicas e rítmicas da banda de Davis. Ainda que a única de Davis que eles interpretam seja “Blue in Green”, que antecede o Segundo Grande Quinteto. A banda de Davis nunca esteve comprometida em uma proclamação estridente e imponente como a faixa título. Snidero e o trompetista Alex Sipiagin voam através do tema convoluto, cerrado na euforia. A bateria de Rudy Royston detona e ribomba como um trovão. Miles tocou-a mais próxima de um paramento.

Para Snidero, Miles é uma musa mais inspirada do que técnica, um paradigma no jazz para uma incessante exploração de avanços. MD66 é uma partida. É Snidero com o volume elevado ao número 11. “Recursion” tem a inclinação de valsa. O propulsivo piano de Andy LaVerne lança Snidero em, talvez, seu mais poderoso solo na gravação, arte como catarse. “Free Beauty” é uma aventura arrojada dentro de uma improvisação livre. Vibrações entalhadas de Snidero e intervalos acidentados e pegadas vibrantes são novas formas para novas emoções. 

Aqueles que conhecem os três recentes álbuns de Snidero com o guitarrista Paul Bollenback deve sentir falta de sua sutileza, e deve, também, sentir falta se sua pura e luxuriante entonação do saxofone alto. Porém, se “MD66” apresenta um Snidero mais áspero e anguloso, não há ausência de nuances e refinamentos. “Purge” e a faixa título são tão notáveis por sua precisão quanto por sua velocidade e intensidade. Sipiagin é um colaborador bem escolhido. Ele toca trompete com rara combinação de fervor e  sutileza.

E para aqueles que sentem falta do velho Snidero, há “Blue in Green”. Snidero e LaVerne, juntos ao baixista Ugonna Okegwo, fazem uma tranquila, quase profunda descoberta espiritual na jornada através da paisagem crepuscular da grande canção. Algum dia Snidero fará um completo álbum empenado como tributo a Miles Davis.

Faixas: MD66; Recursion; Free Beauty; Unified; Who We've Known; Un4Scene; Blue in Green; Purge.

Músicos: Jim Snidero: sax alto; Alex Sipiagin: trompete; Andy LaVerne: piano; Ugonna Okegwo: baixo; Rudy Royston: bateria.

Fonte: Thomas Conrad (JazzTimes)

Nenhum comentário: