playlist Music

domingo, 16 de julho de 2017

ERIC MARIENTHAL AND CHUCK LOEB – BRIDGES (Shanachie Records)



O que acontece quando o cara tripulando a guitarra atua no Fourplay encontra com o antigo cara do sax para o Jeff Lorber Fusion? Mais do que você pode esperar. De fato, Eric Marienthal (o cara do sax) e Chuck Loeb (o cara da guitarra) desafiam e vão além das expectativas no surpreendentemente eclético e divertido “Bridges”. Marienthal reagrupa-se com Loeb desde o último álbum solo, “It's Love (eOne, 2012) ”, e esta colaboração é uma das raras parcerias onde a musicalidade tem precedência sobre arremessos de alguns “nomes” juntos vêem se algo de interessante acontece (para frequentemente nada fazer).

Estes são dois artistas fundamentais, que são contemplados em qualquer lista feitas dos melhores músicos em seus respectivos instrumentos de escolha. Se há omissão, “Bridges” corrigirá. Não cometa o erro de assumir que este é mais um sedimento de smooth jazz ou flocos de jazz fusion. Este não é aquela ou qualquer outra subcategoria de jazz. É apenas jazz e é tudo que aspira ser.

Marienthal e Loeb lideram uma banda firme com o baixista John Patitucci, o baterista Byron Landham e o percussionista David Charles segurando o ritmo. Loeb dá uns toques de Pat Metheny em canções como "Westward", enquanto Marienthal adota um enfoque suavizado que, às vezes, alterna com o solo feérico, que nunca permanece excessivo. Isto sempre é um risco assumido, quando músicos cuja reivindicação para a fama está fora do jazz tradicional. Eles representam o que é exaltado ou  minimizado, em vez do enfadonho.

Nenhum destes passos errados são feitos aqui com as fórmulas e os recuos sendo agitados. Não há músicas reinterpretadas (a não ser que conte uma com toque de Jim Hall, embora Marienthal parece ter um baile quando ele sola para uma aterrisagem para Patitucci e Landham manterem a base. A últimas visitas neste território por parte de Loeb com o criminosamente omitido “Plain n' Simple (Tweety Records, 2011) ”, onde ele demonstrou como ele estava confortável tocando de forma direta, mas para os ouvintes desta audição, o leque de estilos do saxofone de Marienthal foi uma revelação.

"Daily Bread" de Loeb põe a mesa para um dueto emparelhado entre ele e o sax soprano adorável e meditativo de Marienthal. A oferta anteriormente mencionada de Jarrett, “Lucky Southern", inicia com o baixo de Patitucci, seguido por Marienthal, Loeb, Landham e Charles unindo-se na farra. As últimas notas da blueseira "Noir" desaparecem lentamente, havendo uma completa nova apreciação da ampla versatilidade apresentada pela banda.

Quando um músico vai para além das expectativas dele é porque é tudo. Jazz não é sobre o encontro de expectativas. É sobre exceder e transcendê-las o que faz deste álbum excitante e gratificante. “Bridges” encontra Marienthal e Loeb expondo cada uma destas coisas em uma excursão de destreza, capacidade artística e simples e velha determinação. Altamente recomendado para os fãs devotos de duos bem como dos descrentes com uma mente aberta e ouvido suscetível.

Faixas: Westward; Crossing; Puentes; Last Minute Blues; Daily Bread; Lucky Southern; Salamanca; Duality; Sun Rays; Noir.

Músicos: Eric Marienthal: saxofones soprano, alto, tenor & barítono, flauta, clarinete, sax key percussion; Chuck Loeb: guitarras, guitar cajón; John Patitucci: baixo; Byron Landham: bateria; David Charles: percussão

Para conhecer este trabalho , assista ao vídeo abaixo :


 


Fonte: Jeff Winbush (AllAboutJazz)

Nenhum comentário: