playlist Music

sábado, 8 de julho de 2017

MARK HELIAS OPEN LOOSE – THE SIGNAL MAKER



Músicos que prosperam no império da livre improvisação necessitam ser flexíveis, parando e redirecionando seus caminhos como uma performance chamada para ele. Embora a possibilidade exista para estender-se e expandir-se durante solos, a maioria dos músicos cuidadosos pode fazer um ponto sucintamente tão bem. O nome Open Loose não descreve a música de Mark Helias tanto mais quanto compendia o que o seu trio traz. Em suas notas para “The Signal Make”, o baixista diz, “Os mais interessantes desenvolvimentos vêm quando nós nos mantemos realmente confortáveis com a música e nós começamos alterando um caminho criativo”. Este nível de bem-estar que só vem quando a banda tem a chance para crescer, como este grupo cabem exatamente nas composições de Helias neste álbum.

Open Loose é composto pelo baterista Tom Rainey e pelo saxofonista tenor/soprano Tony Malaby. As únicas faixas nesta dúzia saída do forno que vai além da marca dos seis minutos são três composições do grupo. O restante, todas compostas por Helias, são surpreendentemente acessíveis. “Largesse” parece uma balada, com uma linha lânguida do tenor que é respondida com comentário reservado da bateria e do baixo. Justo quando se fosse a abertura de um extenso solo, ela finda, ainda assim o sentimento é de completude. 

Emoções variam ao longo do trabalho. Em “Motoric”, Rainey toca no topo do trio, soando agressivo, mas não bombástico e inspirando algum vociferante vibrato no tenor. Malaby toca “Vocalise” com um uso mais romântico do vibrato, mas após um pequeno e leve solo de baixo, Helias passa do humor amoroso através de algo mais agitado. É verdade que na forma, nada vai suavemente na melhor maneira possível.

Faixas: The Signal Maker; Ca Vous Gene; Largesse;Post Post; Vocalise; Soliloquy; End Point; Brothers; Fast Feast; Motoric; Temoine; You'll Never Guess; Initialize.

Músicos: Mark Helias: baixo; Tony Malaby: saxofone; Tom Rainey: bateria.

Fonte: Mike Shanley (JazzTimes)

Nenhum comentário: