playlist Music

quinta-feira, 6 de julho de 2017

ROB REDDY - BECHET: OUR CONTEMPORARY (Reddy Music)




Sidney Bechet, o grande mestre do saxofone soprano no jazz, nasceu em New Orleans em 1897, apenas quatro anos antes de Louis Armstrong. Porém, enquanto o nome de Armstrong foi inserido na história do jazz, o legado de Bechet, embora largamente respeitado, tem obtido alguma poeira. Com “Bechet: Our Contemporary”, o saxofonista novaiorquino Rob Reddy merece obter uma atenção maior quanto ao papel de Bechet como pioneiro no jazz. Reddy, um vanguardista conhecido por sua colaboração com Reggie Workman e Pheeroan akLaff, toma uma abordagem progressiva para seu projeto, que consiste de quatro inéditas de Reddy e quatro arranjos de canções de Bechet. Em ambas, o objetivo de Reddy é ressaltar a originalidade e audácia do estilo do falecido instrumentista. O efeito é prazerosamente desorientador. “Up-South” de Reddy inicia com a introdução de uma banda rouquenha de metais, que imediatamente transporta o ouvinte para as margens do Mississippi, aproximadamente em 1920. Porém, apenas tão rapidamente, a trituração de Marvin Sewell, com impulsos de guitarra distorcida através da mistura, cria agito na ilusão. Posteriormente, “Song Of The Medina” de Bechet —originamente uma complementar canção fúnebre— vem a ser uma temprestade de interpretação avant-garde, com o trombonista Curtis Fowlkes e o violinista Charles Burnham capturando o espírito através de um longo e pesaroso choro. “Erasing Statues”, um blues aligeirado, apresenta temas sujos e estridentes que tropeçam cambaleantes atrás da batida. Assim, é classicamente New Orleans, tão inspirado nos sons do século anterior, que é difícil de acreditar que compostos por Reddy. Porém, isto é parte da genialidade do álbum, que, assim, eficientemente, obscurece a fronteira entre o novo e o velho, tradicional e moderno. Frequentemente, as composições de Reddy soam mais à moda antiga, embora o som de Bechet seja mais afiado. Se já houve uma linha entre tradicionalismo e modernismo, Reddy fez o melhor para apagá-la.

Faixas: Up-South; Petite Fleur; Erasing Statues; Song of the Medina; Yank; Chant in the Night; Speedy Joe; Broken Windmill.
Músicos: Rob Reddy: saxofone soprano; John Carlson: trompete; Curtis Fowlkes: trombone; Charles Burnham: violino; Marika Hughes: cello; Marvin Sewell: guitarras; Dom Richards: baixo; Pheeroan AkLaff: bateria; Lisa Parrott: saxofone barítono (6); Oscar Noriega: clarinet (8).

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao video abaixo :

https://www.youtube.com/watch?v=NisApG9i_5s

Fonte: BRIAN ZIMMERMAN (DownBeat)

Nenhum comentário: