playlist Music

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

BILL FRISELL – WHEN YOU WISH UPON A STAR (Okeh)



Se lançado poucos meses atrás, este CD teria sido um perfeito presente de férias para os fãs de Frisell. Ainda outro exemplo da imaginação prolífica do guitarrista e desejo de viajar o mundo, “When You Wish Upon a Star” é prova de que está indo para Hollywood (e, atualmente, bem além) não é, necessariamente, uma coisa ruim, ao menos para o músico como uma propensão idiossincrática para interpretação e amplo ângulo de visão de temas de filmes e TV merecedores de revisita.

Se você concorda ou não com a escolha de canções, que dependerá, largamente, do seu gosto e, talvez em algum grau, de sua idade. Não que Frisell foque em períodos específicos ou disposição muito ampla. Ao contrário, ele está constantemente mudando a bobina para, às vezes, efeitos dissonantes e excêntricos, como os temas da abertura do álbum (“To Kill a Mockingbird”) e o encerramento (sim, “Happy Trails”) atestam. Entre estas seleções, as performances mais notáveis não só oferecem perspectivas temáticas modernas, mas também revela as sensibilidades que Frisell compartilha com certos compositores.

Isto nunca é mais evidente quando o guitarrista homenageia Bernard Herrmann com “Psycho”-é significante notar que Frisell contribuiu para a música do remake do filme de Gus Van Sant 1998 – ou quando “Once Upon a Time in the West” similarmente salienta a afinidade de   Frisell com a música de Ennio Morricone. Em uma luz dramaticamente mais suave, em rotações nostálgicas e românticas, Frisell e seus companheiros de banda também capturam os charmes inerentes de “Moon River”, “The Shadow of Your Smile” e a incandescente faixa título do álbum (a própria “Tales From the Far Side” de Frisell também merece seu lugar). Às vezes palavras acompanham a música. A vocalista Petra Haden, filha de Charlie, é apresentada breve e espertamente. Porém, temas inesquecíveis são delineados aqui, reconfigurados com inocência, destreza e simpatia de Frisell e um maravilhoso grupo apresentando a violista Eyvind Kang, o baixista Thomas Morgan e o baterista Rudy Royston.

Faixas: To Kill a Mockingbird, Pt. 1; To Kill a Mockingbird, Pt. 2; You Only Live Twice; Psycho, Pt. 1; Psycho, Pt. 1; The Shadow of Your Smile; Bonanza; Once Upon a Time In the West (theme); Once Upon a Time in the West (As a Judgement); Once Upon a Time in the West (Farewell to Cheyenne); When You Wish Upon a Star; Tales from the Far Side; Moon River; The Godfather; The Bad and the Beautiful; Happy Trails.

Músicos: Bill Frisell: guitarra elétrica e acústica; Petra Haden: voz; Eyvind Kang: viola; Thomas Morgan: baixo; Rudy Royston: bateria, percussão.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

 
Fonte: Mike Joyce (JazzTimes)


Nenhum comentário: