playlist Music

domingo, 6 de agosto de 2017

JOHN ABERCROMBIE QUARTET – UP AND COMING (ECM Records)



“Up and Coming” é o segundo lançamento para esta versão do quarteto de John Abercrombie, seguindo “39 Steps (ECM, 2013) ”.  Ele promove a liga da antiga parceria entre Abercrombie e o pianista Marc Copland, que vem desde quando ele tocava na banda de Chico Hamilton no início dos anos 70 (Copland ainda estava tocando saxofone alto, antes de decidir concentrar-se no piano). Eles gravaram juntos muitas vezes: dois notáveis exemplos, antes de reunirem-se para este quarteto, são “Another Place (Pirouet,2008) ” e “Five on One (Pirouet, 2010) ” de Copland, uma gravação em quinteto com Dave Liebman com o grupo chamado Contact. Em adição a outras associações, o baterista Joey Baron tem feito parte dos grupos de Abercrombie desde o quarteto com o violinista Mark Feldman na estreia deles em “Cat 'n' Mouse (ECM, 2000) ”, enquanto o baixista Drew Gress uniu-se em “Within a Song (ECM, 2012) ” com o saxofonista Joe Lovano. 

Assim, há uma porção de experiência compartilhada de atuação para instigar a considerável química do grupo. Eles relaxam o programa com a suave "Joy" (claramente uma espécie não exuberante), enquanto a animada "Flipside" é construída em torno da clássica linha da melodia de Abercrombie. O mesmo poderia ser dito de "Sunday School", uma longa linha sinuosa que a banda toma seu tempo explorando. O título suingante da canção providencia um espaço para o fino solo do baixo de Gress. "Nardis" de Miles Davis é uma das reinterpretações do trabalho. Eles movem-se vagorosamente, tocando o tema bem conhecido, em primeiro lugar, em rubato. Uma vez no tempo, eles mantêm a mesma abordagem natural e conversacional. Embora não seja um rearranjo radical, o grupo faz este clássico como seu. 

Esta combinação instrumental inevitavelmente relembra o primeiro quarteto de Abercrombie com o pianista Richie Beirach. Há certamente um comparável sentimento de camaradagem. Abercrombie exalta a habilidade de Copland ir além do que está escrito na página, expandindo suas músicas em formas que ele não teria pensado para si antes. Beirach contribuiu com metade das composições do repertório inicial da banda. Copland tem menos impacto como compositor, com duas músicas neste trabalho (o mesmo número do álbum anterior). Porém eles, belamente, complementam as peças de Abercrombie— um pouco mais elaboradas, harmônica e estruturalmente, não obstante eles não soem como se pertencessem a uma banda diferente. 

Quatro anos é um tempo longo para gravações, mas foi o valor da espera. Aqui, se espera mais deste quarteto. E antes cedo do que tarde. 

Faixas: Joy; Flipside; Sunday School; Up and Coming; Tears; Silver Circle; Nardis; Jumbles.

Músicos: John Abercrombie: guitarra; Marc Copland: piano; Drew Gress: baixo; Joey Baron: bateria. 

Fonte: Mark Sullivan (AllAboutJazz)

Nenhum comentário: