playlist Music

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

PAOLO FRESU & OMAR SOSA – EROS



Aproximadamente um quarto de século passou desde que o pianista cubano, Omar Sosa , migrou para os Estados Unidos , lançando uma brilhante e internacionalmente aclamada carreira de gravações, que não exibe nenhum sinal de esmorecimento. De fato,”Eros”, que reagrupa o tecladista com o trompetista italiano Paolo Fresu, deve ser enfileirada entre as mais recompensadoras colaborações, parcialmente, porque é calorosamente incrementada pela presença da vocalista Natacha Atlas, pelo cellista Jaques Morelenbaum e pelo grupo de cordas italiano, Quartetto Alborada.

Sosa e Fresu são o centro em dupla, mas apenas no nome. Multi-instrumentistas, eles trazem uma expressiva paleta de cores para os arranjos, mais um amplo senso de atmosfera – romântica, emocionante e espiritual. Sosa atua nos teclados acústico e elétrico, sintetizadores, sampleadores, percussão e vocal, enquanto Fresu, frequentemente revela sua proximidade e afinidade com a era fusion de Miles Davis, habilmente atua no trompete e flugelhorn. Aqui e lá, ele também adiciona percussão para cenários texturados.

Cantando em árabe, Atlas ajuda a impulsionar o álbum com algo inesperado, uma interpretação com arranjo moderno de “Teardrop” do Massive Attack. Porém, as mais notáveis performances são encontradas em outras partes. “My Soul, My Spirit” é aproveitada completamente no profundo vocal de Atlas. “Brezza del Verano”, uma balada, é tão adorável como se insinua, com Sosa e Fresu contribuindo igualmente com encantamento romântico. Nada aqui invoca uma severa sombra do completo blues tão expressivamente quanto “What Is Inside”- ainda que, neste caso, o destaque é compartilhado por Fresu e Morelenbaum. A ligeira e deliciosamente com toque de cha-cha-cha folia da banda em “Why” não é o encerramento do álbum como aparenta ser. Esta distinção é reservada para a misteriosamente reservada “Kypris”, que vale a espera.

Faixas: Teardrop - Ya Habibi; Sensuousness; Zeus' Desires; Brezza Del Verano; My Soul, My Spirit; La Llamada; What Is Inside; Himeros; Who Wu; Eros Mediterraneo; Fradelo; What Lies Ahead; Why.

Músicos: Paolo Fresu: trompete, flugelhorn, multiefeitos, percussão; Omar Sosa: piano, Fender Rhodes, MicroKORG, samplers, multiefeitos, percussão, vocal, programação; Natacha Atlas: vocal; Jaques Morelenbaum: cello; Quartetto Alborado - Anton Berovski: violino; Sonia Peana: violino; Nico Ciricugno: viola; Piero Salvatori: cello.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

 
Fonte: Mike Joyce (JazzTimes)

Nenhum comentário: