playlist Music

terça-feira, 26 de setembro de 2017

ANDY BROWN – SOLOIST

Quando programando o repertório para seu último CD, “Soloist”, o guitarrista residente em Chicago, Andy Brown, não poderia ter escolhido uma abertura mais vistosa para seu estilo de dedilhar em “Dancing in the Dark”. Ou algo mais revelador, que, certamente, sugere o prazer que estar  por vir.

Apresentando o standard com um articulado e elegante toque, Brown realiza uma performance consistentemente fascinante. A abertura em rubato, os engenhosos embelezamentos, as improvisações brilhantes, as sutis combinações, as cintilantes harmonias que abrilhantam a coda: Tudo adiciona a esta abertura, lirismo e muito charme, de fato, que há ocasiões quando o familiar refrão ou uma suave variação dedilhada, parece estar dançando em meio ao ar.

Brown conta com Kenny Poole, Ted Greene, Cal Collins e Lenny Breau entre muitas  de suas inspirações e influências , se sutil ou impactante, que são sentidas ao longo do álbum. No caso sob análise: “Tango El Bongo” uma cativante saudação para seu compositor, o falecido guitarrista lendário, George Van Eps. Seu título não é repousante, a canção é uma vitrine para uma musicalidade séria. Seguindo a liderança do mestre, Brown astutamente sombreia ou pontua o tema, solar e comovente, com a linha do baixo e tingimento nos acordes.

À parte uma robusta tomada de “Godchild” de George Wallington, este é estritamente um caso de estilo dedilhado, complementado com clássicos do pop e do jazz. Entretanto, a viva destreza de Brown e a abundância de imaginação, a maioria for a das amarras dos arranjos, mantêm as coisas interessantes. Claro, quando você está lidando com um álbum de guitarra solo, que apresenta românticas excursões latinas e uma maravilhosamente reprise evocativa do suingue de Gene Krupa-Roy Eldridge sintonizado em “Drum Boogie”, talvez isto não precise ser dito.

         Faixas

1 Dancing In The Dark 5:56         
2 Stompin' at the Savooy 3:55  
3 O Barquinho 4:20        
4 Nina Never Knew 5:12             
5 Anything Goes 4:38   
6 When Your Lover Has Gone 5:38         
7 Estate 4:32     
8 Godchild 3:48               
9 Tango El Bongo 3:12   
10 You're My Everything 5:31   
11 It's the Talk of the Town 4:52              
12 Drum Boogie 4:07     
13 Memories of You 4:59            
14 By Myself 4:29

Fonte: Mike Joyce (JazzTimes)


Nenhum comentário: