playlist Music

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

GRÉGOIRE MARET – WANTED



Dado os músicos de primeira classe aqui, “Wanted” é um grande desapontamento. Grégoire Maret fez sucesso com uma exibição ostensiva uma década atrás, por causa do seu talento, mas também por causa do seu instrumento. Ele toca uma gaita cromática, um instrumento que faz um chamado direto ao coração humano.

Maret tem sido um dinâmico acompanhante para pessoas como Pat Metheny e Cassandra Wilson, mas seus dois álbuns como líder (seu primeiro, com seu nome como título, veio em 2012) foi enfraquecido pelo mal orientado ecletismo e compromissos com o pop-jazz. “Wanted” utiliza um quarteto central formado pelo pianista Gerald Clayton, pelo baixista James Genus e pela baterista Terri Lyne Carrington (que assume alguma responsabilidade como coprodutora). Porém, aproximadamente duas dúzias de outras formações aparecem. Álbuns gravados em tempos diferentes, em locais diferentes, com vocais duplicados e um rotativo quadro de convidados, frequentemente soam como miscelânea. “Wanted” sofre de um problema adicional: a mistura. Muitos vocalistas aqui (Dianne Reeves, Jimmy Scott, Luciana Souza, Ivan Lins) são submersos nela, abertamente inteligível. Vigorosos instrumentistas como Clayton, Chris Potter, Marvin Sewell e Kevin Breit não são claramente discriminados. Eles são acontecimentos secundários no caldo sônico, que diferentemente contém coro, cordas, instrumentos de sopro, trinados em teclados eletrônicos e balanços em suaves e monótonas batidas.

As atuais faixas de jazz são melhores. Uma singular, interessante, “Blue in Green” tem Maret e Potter em uníssono na gaita/clarinete baixo, oitavas à parte. “Footprints” dá a Maret uma oportunidade para se espalhar, embora sobre batidas fixas funk. Seus solos sempre providenciam algum degrau de sensibilidade e provocação emocional, mas ele, na maioria das vezes, opta por adocicar e simplificar e permanece travado dentro de pulsações dominantes da banda. “Wanted “ poderia servir como música fundo, ou talvez como trilha sonora. Infelizmente a música de fundo é soporífica e o filme é uma sentimental comédia romântica.

      Faixas

1 2 Beats 3:46  
2 Wanted 4:31
3 Blue In Green 6:56      
4 Diary of a Fool 6:00    
5 Heaven's 5:55               
6 Groove 7:22  
7 Footprints 6:12            
8 Voo do Pássaro 4:19  
9 Talking Drums 7:35
10 26th of May 5:40

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:


Fonte: Thomas Conrad (JazzTimes)

Nenhum comentário: