playlist Music

sábado, 9 de setembro de 2017

KRIS DAVIS INFRASOUND – SAVE YOUR BREATH (Clean Feed Records)



O octeto Infrasound é assim chamado pela baixa frequência da sua entonação, que é mais sentida quanto mais é ouvida. Uma falange dos clarinetistas baixo Oscar Noriega, Ben Goldberg, Andrew Bishop e Joachim Badenhorst é a principais mensageira deste melífluo ruído, e estão no coração desta engenhosa mistura da compositora e pianista Kris Davis. Porém, o emocionante sucesso de “Save Your Breath” reside na singular seção rítmica que Davis escolheu. O organista Gary Versace e o guitarrista Nate Radley são igualmente adeptos de expandir o sussurro prevalecente ou providenciar reluzentes contrapontos. O baterista Jim Black permanece como o Charlie Chaplin do ritmo no jazz, transformando pseudo bastão de mágico em arte de qualidade com o brilho esotérico do seu tempo e combinações.

Em escolha do engenheiro Ron Saint Germain, que trabalhou em gravações para Living Colour, Bad Brains e Sonic Youth, Davis deixa claro que o poder da mudança de rumo é prioridade. Ela dobra este músculo em duas músicas originalmente gravadas com trio: A episódica “Union Forever” é reelaborada a partir da faixa título de “Union by Paradoxical Frog”, com Versace apresentando um final excitante, que originalmente foi realizado pela saxofonista Ingrid Laubrock; “Whirly Swirly” (primeiro executada em “Waiting for You to Grow” com Tom Rainey e John Hébert) igualmente constrói um crescendo, um clímax com ritmo pesado, aqui através de solo gutural de Badenhorst.

A despeito de todos os ornamentos e dissonâncias introduzidas em “The Ghost of Your Previous Fuckup”, Davis na maioria das vezes restringe o embalo, preferindo organizar todos estes instrumentos de sopro (que vão do alto ao clarinete baixo) a aprofundar o timbre e enriquecer a mistura (realmente, os 15 minutos que encerram a canção título é um mergulho em um ambiente etéreo). Solos são judiciosamente pulverizados em torno de cada uma destas seis composições. Porém, é a originalidade da instrumentação e o modo do líder manejar estas oito peças ao longo de “Save Your Breath”, é o que, provavelmente, leva você adiante.  

Faixas: Union Forever; Jumping Over Your Shadow; Always Leave Them (Wanting More); Whirly Swirly; The Gosth of Your Previous Fuckup; Save Your Breath.

Músicos: Ben Goldberg: clarinete baixo, clarinete contralto, clarinete; Oscar Noriega: clarinete baixo, clarinete; Joachim Badenhorst: clarinete baixo, clarinete; Andrew Bishop: clarinete baixo, clarinete; Nate Radley: guitarra; Gary Versace: órgão; Jim Black: bateria; Kris Davis: piano, composições.

Fonte: Britt Robson (JazzTimes)

Nenhum comentário: