playlist Music

domingo, 10 de setembro de 2017

ROBERTA PIKET – ONE FOR MARIAN : CELEBRATING MARIAN McPARTLAND



Uma jovem, artista não gravada, é solicitada a compartilhar seu talento, sentando na cadeira que foi esquentada por Bill Evans, Oscar Peterson, Brad Mehldau, Mary Lou Williams, Dave Brubeck, Chick Corea e Dizzy Gillespie para nomear algumas poucas lendas que honraram a série Piano Jazz de Marian McPartland. Isto fala bem sobre Roberta Piket, que McPartland acolheu bem em sua companhia e agora Piket homenageia sua anfitriã com “One For Marian: Celebrating Marian McPartland”.

Piket, originária de uma família musical e uma pianista desde a infância, lançou dez álbuns como líder ou colíder. Uma graduada da New England Conservatory of Music, ela estudou com Fred Hersch, Jim McNeely e Richie Beirach. Embora o maioria do material que ela gravou tenha sido solo ou com pequenos grupos , ela está claramente em casa com uma formação mais ampla.

O sexteto inclui o saxofonista/flautista Steve Wilson, um veterano acompanhante que tocou com Dave Holland e Corea e a saxofonista Virginia Mayhew cujo currículo vai de Cab Calloway a Frank Zappa. O trompetista Bill Mobley é um excelente acompanhante, que já tocou com Kenny Barron e Christian McBride. O baixista, e ocasional pianista, Harvie S, é o membro melhor conhecido do grupo com diversos lançamentos como líder e projetos com Thad Jones, Gil Evans, Paul Motian e Sheila Jordan. Preenchendo o grupo está o baterista Billy Mintz, anteriormente um antigo membro do trio de Alan Broadbent.

“One For Marian” consiste em seis composições de McPartland e duas faixas inéditas. A harmoniosa "Ambiance" inicia o álbum em uma espécie de nota melancólica, mas o próprio tributo de Piket —a faixa título —segue com um festejo exuberante e enriquecedor da falecida pianista. Um particular destaque é o dueto emocionante de Karrin Allyson com Piket em "Twilight World". Outra contribuição composicional de Piket, "Saying Goodbye", é melancólica sem ser excessivamente sentimental, enquanto "Kaleidoscope" encerra o trabalho com uma improvisação feérica que envolve todos os músicos.

Provavelmente não é qualquer um que poderia fazer justiça às composições de McPartland mais efetivamente do que Piket aqui. Estes são arranjos ricos, cheios de vida e reflete os diversos gostos de McPartland, interpretando artistas que vão de John Coltrane aos Beatles e Piket captura a medida do trabalho de McPartland nestas peças elegantemente preparadas. “One For Marian: Celebrating Marian McPartland” é inteligente e versátil, pleno de excepcional trabalho solo.

Faixas: Ambiance; One for Marian; In the Days of Our Love; Twilight World; Threnody; Time and Time Again; Saying Goodbye; Kaleidoscope.

Músicos: Roberta Piket: piano; Steve Wilson: saxofone, flauta; Virginia Mayhew: saxofone, clarinete; Bill Mobley: trompete; Harvie S: baixo; Billy Mintz: bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

 
Fonte: Karl Ackermann (AllAboutJazz)


Nenhum comentário: