playlist Music

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

THE ED PALERMO BIG BAND – ONE CHILD LEFT BEHIND



Ao curso de quatro álbuns anteriores, a Ed Palermo Big Band tem remodelado uma carreira de refundição da música de Frank Zappa em largo formato jazzístico e de acordo com o website de Palermo, cerca de 300 arranjos de composições de Zappa. Neste tempo, eles começaram a ir um pouco longe no passado. Aproximadamente metade das canções de “One Child Left Behind” são puxadas do catálogo de Zappa. O restante é de inéditas de Palermo e outras reinterpretações (Neil Young, Peggy Lee, o tema de Giorgio Moroder para Scarface). Você não pode sempre dizer que sem um pouco de imitação, mas isto é uma coisa boa. Significa que a EPBB pode sobreviver apenas de refinamento além da inspiração inicial.

Das canções de Zappa, duas “Cletus Awreetus-Awrightus” e “The Grand Wazoo” vêm de 1972, um álbum denominado posteriormente. Aqui, elas recebem arranjos brilhantes, perto da efusividade, e moldado pelos distintos solos ziguezagueantes do piano de Ted Kooshian e do saxofone tenor de Bill Straub. Às outras são proporcionadas tratamento acessível que não fariam levantar as sobrancelhas se Doc Severinsen, furtivamente, não a tivesse apresentado uma noite durante seu período no Tonight Show. Três faixas, um pouco mais animadas, apresentam o vocal do ex-aluno de Zappa, Napoleon Murphy Brock, mas a verdade será mais assistida na apropriadamente mais curiosa, “Evelyn, A Modified Dog”, e na tomada da banda em “Kiko and the Lavender Moon” de Los Lobos, vocalizadas competentemente, mas de forma memorável, por Patrice “Candy” Zappa, a irmã mais nova de Frank.

As três inéditas composições de Palermo mais do que mantêm o espírito. O título de “Dirty White Bucks” sugere um aceno à obsessão de Zappa com a cultura adolescente dos anos 1950, mas não é uma tagarelice maior que Ruben & the Jets. Ao contrário, é uma canção suingante, plena de drama e animação. “Vengeance” projeta um ambiente de filme noir, enquanto “The Goat Patrol” confirma que parafrasear o título de um álbum de um homem através desta unidade embriagada de 17 peças, é um tamanho que não se ajusta de todo.

        Faixas

1 Cleetus Awreetus Awrightus (Frank Zappa) 3:48
2 Dirty White Bucks (Ed Palermo) 4:39
3 Spider of Destiny (Frank Zappa) 2:36
4 Scarface (Giorgio Moroder) 2:24
5 Grand Wazoo (Frank Zappa) 2:20
6 Fifty-Fifty (Frank Zappa) 5:56
7 Harvest Moon (Neil Young) 4:49
8 Pygmy Twylyte (Frank Zappa) 2:57
9 Po-Jama People (Frank Zappa) 5:25
10 Kiko and the Lavender Moon (David Hidalgo / Louie Pérez) 4:08
11 Vengeance (Ed Palermo) 5:29
12 Evelyn, a Modified Dog (Frank Zappa) 1:24
13 Village of the Sun (Frank Zappa) 3:24
14 The Goat Patrol (Ed Palermo) 5:48
15 Is That All There Is? (Leiber & Stoller) 2:34
16 Andy (Frank Zappa) 7:59
17 [Untitled] (Ed Palermo Big Band / Ed Palermo) 1:43

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:


Fonte: Jeff Tamarkin (JazzTimes)

Nenhum comentário: