playlist Music

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

WAYNE WALLACE LATIN JAZZ QUINTET – INTERCAMBIO (Patois Records)

Wayne Wallace é um fino trombonista, mas um melhor líder de orquestra, e um excepcional conceitualista. Sua inventividade tem um dom especial para recontextualizar  standards do  bop usando idiomas  latinos, ou, simplesmente,  unindo culturas conduzido por seus impulsos e imaginação, converte o repertório em Intercâmbio dentro de firmes séries de surpresas que são, individualmente, distintivamente deliciosas. “Solar” de Miles Davis inicia e encerra com três vocalistas e um ritmo impulsionador. “Equinox” , de John Coltrane, apresenta flauta, violino e passagens de trombone (separadas e juntas) orbitando em torno da bata drum, tomando um tema com inflexão blueseira  em um final afro-cubano. “Algo Bueno” de Dizzy Gillespie (conhecida como “Woody n’ You”) é expandida dentro de uma  bomba portorriquenha com steel drum trinitária. Uma linha de frente com quatro trombones move-se com habilidade graciosa  em uma versão latinizada de “Shutterbug”   de J.J. Johnson e engrossa as já suaves ligações que fazem de “Heart and Soul”, de Hoagy Carmichael,um sucesso pop em múltiplas décadas.

Como você deve deduzir, o trabalho do Latin Jazz Quintet refere-se apenas ao âmago dos instrumentistas do grupo que estão em cada faixa. Oito das dez músicas apresentam ao menos oito músicos e duas inéditas de Wallace vão além disto. A primeira, “Guarachando”, é um tributo às paradas de rua do Mardi Gras e Carnaval, com uma balsa de metais, percussão e  vocais indo e vindo no destaque, dourados por entonações picantes de steel drum. A  segunda, “Timbazo”, junta-se à música cubana timba com as batidas tensas ao estilo funk de James Brown.

As notas para o disco de Wallace são informativas sobre suas intenções, mas a musicalidade apenas fala por si mesma. “Como Vai”, por instante, é  plenamente ajudada na descrição de ser uma amálgama de música cubana e samba brasileiro , porém mais visceralmente , é uma maravilhosa amostra para ir suingar através da robusta linha do baixo de David Belove. Ao final,  a cabeça, o coração e os pés alimentaram o intercâmbio.

Faixas: Casa Del Sol; Shutter Bug; Solar; Guarachando; Equinox; Como Vai; Algo Bueno; Timbázo; Heart and Soul; Circle.

Músicos: Wayne Wallace: trombone e arranjo; David Belove: contrabaixo; Colin Douglas: bateria, timbales e percussão; Murray Low: piano; Michael Spiro: congas, bongô, percussão e arranjo. Ospiti: Mary Fettig: flauta; Mads Tolling: violino; Jenna Barghouti: violino; Joy Vucekovich: violino; Benjamin Wagner: viola; Graham Cullen: violoncello; Joe Galvin: steeldrum; Don Coffman: trombone; Brennan Johns: trombone; Sean Weber: trombone; Edgardo Gambón: voz; Jesús Diaz: voz; John Santos: voz.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:


Fonte: Britt Robson (JazzTimes)


Nenhum comentário: