playlist Music

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

DAVID VIRELLES – ANTENNA (ECM)



Se a estreia do pianista Cubano, David Virelles, como líder na ECM, “Mbókò”, foi um incêndio, então “Antenna” é sua fumaça. Ambos empregam influências afro-cubanas para efeito caleisdoscópico, mas isto é apenas um arranhão. Conhecido por superar limites, Virelles está, de fato, profundamente respeitoso deles, delineando-os a partir de reservas culturais como um perfumista distinguindo essenciais óleos sônicos a partir de uma potente mistura. 

Aos 22 minutos, este álbum deve parecer como um fogo de palha, mas a qualidade dos ingredientes é tão primorosa que audições repetidas são requeridas para saboreá-por completo. A ênfase aqui está na materialidade do som, na forma como Virelles maneja as gravações do saxofonista Henry Threadgill (cujo arpejo embalado no saxofone alto em “Water, Bird Headed Mistress” relembra a permanência por pouco tempo no selo do compatriota John Surman), o baterista Marcus Gilmore e o vocalista Román Díaz com meticuloso abandono. O cellista e coprodutor Alexander Overington, ao lado do guitarrista Rafiq Bhatia, colocam fogo em todas as coisas que tocam em “Threshold”, enquanto o poeta Etián Brebaje Man recita a seu modo em “Rumbakuá” como um brilhante bastão de perseverança. 

“El Titán De Bronce” está mais próximo do espírito de Virelles para grupos acústicos. Percorre a linha entre o balanço e dança barulhenta com uma beleza bravia e confusa que é muito mais sua. Virelles estrutura o trabalho com duas mesclas de esferas de ação e as batidas de uma percussão virtual com efeito artístico que ele duplica com Los Seres. Uma nova direção para a ECM, mas um firme engajamento para Virelles. 

Faixas: Binary; Water, Bird Headed Mistress; Threshold; Rum- bakuá; El Titán De Bronce; Text. (21:44)

Músicos: David Virelles, teclados, eletrônica; Alexander Over- ington, eletrônica, samples, cello; Henry Threadgill, saxophone alto (2); Román Díaz, vocal (3); Marcus Gilmore, bateria (3, 5), MPC (4); Rafiq Bhatia, guitarra (3, 5); Etián Brebaje Man, vocal (4); Mauricio Herrera, percussão (4); Los Seres, percussão (1, 6).

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

 
Fonte: Tyran Grillo (DownBeat) 

Nenhum comentário: