playlist Music

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

DENA DeROSE – UNITED (HighNote Records)



A pianista-vocalista Dena DeRose e o baterista Matt Wilson têm feito bela música juntos por mais de uma década e meia, aproximadamente a totalidade da carreira de gravações dela. A sublime harmonia deles foi, em torno de nove anos atrás, expandida e intensificada com a adição do baixista Martin Wind. Ao longo de quatro álbuns anteriores, eles gravaram só um em 2008, “Live at Jazz Standard, Volume 2”, sem a adição de um ou dois ilustres convidados. Para “United” eles recepcionaram a trompetista Ingrid Jensen e o guitarrista Peter Bernstein, cada um elevando duas das nove faixas do álbum.

O título é seguramente em referência à primorosamente afiada firmeza do núcleo do trio e o não  dicotômico repertório, onde uma batida agitada e romântica alterna com sentimentos sombrios. Wilson e Jensen assumem o centro do palco na abertura da faixa título, DeRose adicionando breves e animados toques para a composição de Wayne Shorter. Embora a face vigorosa deles seja densamente dinâmica, sobrepuja o vocal de DeRose, que sente a tensão caracteristicamente solar. Balanço está adequadamente lá e os resultados são uniformemente refinados. No lado blueseiro da emoção afiada: na melancolicamente introspectiva “OnlytheLonely” de Cahnand Van Heusen, na melancólica “So Far Away” de Carole King e “Not You Again”, o retrato lastimoso habilmente elaborado do amante solar com retorno desejado. Eles contrabalançam através de uma suavemente suingante “I’m Glad There Is You”, na rodopiante “Clockwise” de Cedar Walton, incrementada por um lirismo próprio de DeRose, Wind e a delicada “Simple Song of Love” de DeRose e “Peace” de Horace Silver em sua tranqüila majestade escalando a vibrante exaltação.

Faixas: United; Only the Lonely; Clockwise; So Far Away; I'm Glad There Is You; Simple Song of Love; Peace; Sunny; Not You Again.

Músicos: Dena DeRose: piano & vocal; Martin Wind: baixo; Matt Wilson: bateria; Ingrid Jensen: trompete (faixas 1 & 7); Peter Bernstein: guitarra (faixas 2 & 8).

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:


Fonte: Christopher Loudon (JazzTimes)

Nenhum comentário: