playlist Music

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

JASON PALMER BEAUTY ‘N’ NUMBERS – THE SUDOKU SUITE (Steeplechase Jazz)



Antes de dizer qualquer coisa sobre o método composicional atrás das peças em “Beauty ‘N’ Numbers”, escreverei poucas palavras sobre o modo como soa. Certo que é uma adorável gravação, seria uma vergonha omitir a música em troca de um conceito. O trompetista Jason Palmer agregou uma suite como refinamento, despretensiosos arranjos para seu quarteto, que eles positivamente devoraram no estúdio. 

Um jovem líder ambicioso com oito CDs sob seu nome, Palmer está possuído de um delicado toque em seu instrumento, lançando notas efêmeras como saltando uma pedra. Ele raramente é impetuoso, mas seu trabalho em alto registro é fluido e excepcionalmente controlado. É um maravilhoso improvisador, como demonstrado na abertura desacompanhada de “Of Fun And Games”, que é arrebatada e virtuosa mesmo em sua doçura. O trabalho da banda de Palmer assume sua música habilmente, navegando em sua lógica interna e fazendo uma peça como “So”, com um desenho pouco conhecido, sentir-se natural como o dia. 

Se você ler os títulos das faixas em ordem, como abaixo, você terá uma bela ideia sobre o ímpeto de Palmer para compor o que ele subtitulou “The Sudoku Suite”. Tendo identificado sua condição, ele utilizou o número de jogos para, simultaneamente, auto-lidar e compor a música, tendo delineado um modo de pensar os dígitos em relação às canções. 

Raramente sente-se como matemática, embora haja intricados padrões. Inesperadas reviravoltas frequentemente vêm da compulsão, e a música navega entre um sentimento de entusiasmo e algo completamente pessoal, intimista, e singular para Palmer. Com ou sem noção de aritmética, há, realmente, beleza nestes números.

Faixas: Beauty ‘N’ Numbers; Obsessive; Compul- sive; Disorder; Is; Now; Under; Control; Thanks; To The; Guidance: Of Fun And Games; So; If You Would; Allow Me To Be; In The Moment. (75:76).

Músicos Jason Palmer, trompete; Mike Moreno, guitarra; Edward Perez, baixo; Lee Fish, bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

 
Fonte: John Corbett (DownBeat) 

Nenhum comentário: