playlist Music

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

JEREMY PELT – MAKE NOISE! (HighNote)



Para todos seus floreios no trompete e distúrbios percussivos, sua montagem de tensões e espirituosa interação, ” MakeNoise!”  não é sempre um caso audaciosamente exuberante. De fato,o  completamente  oposto é verdade quando o trompetista Jeremy Pelt, um veterano com 20 anos de gravação bem versado nas alegorias do blues e lirismo romântico , opta por mudanças dramáticas em entonação e dinâmicas.

Concebido como uma vitrine para seus amadurecidos companheiros de banda, o álbum inicia com breve prólogo polirrítmico da percussionista Jacquelene Acevedo. É uma escolha notável, conforme o papel proeminente que Acevedo executa ao longo do trabalho, frequentemente em parceria com o baterista Jonathan Barber, que subsequentemente (e vibrantemente) pavimenta o caminho ritmicamente inquieto de Pelt em “Evolution”. Similarmente, ao pianista Victor Gould e ao baixista Vicente Archer é franqueado plenitude de espaço. O presente de Gould para a sobreposição de acordes compactos com cromatismo brilhante, acoplado com a ressonante entonação de Archer e rápido fraseado com os dedos, contabilizado como uma das muitas recompensas do álbum. Por contraste, Gould e Archer são também responsáveis por hábeis viradas espirituosas de Pelt em “Your First Touch…”.

O trompetista não deixou muitas brechas nesta sessão. Ele trouxe muitas músicas meritórias para o trabalho, iniciando com a faixa título. Um curto refrão com uma chamativa marca, é uma espécie de blues harmonioso, que é algo que nunca deixa de ser bem-vindo, ao menos quando utilizado com discernimento. O que segue, a maioria composta por Pelt, frequentemente convida a repetir a audição. Entre os destaques: “Cry Freedom”, insinuante e clamando por reviravoltas; a espirituosa e contemplativa com o trompete surdinado “Chateau d’Eau” e, fechando o ciclo, a jubilosamente evocativa coda, “Bodega Social”.

     Faixas

1 Prologue: Introductionto "MakeNoise!" (JacqueleneAcevedo) 0:50
2 MakeNoise! (Jeremy Pelt) 5:25
3 Prince (Jeremy Pelt) 8:16
4 CryFreedom (Jeremy Pelt) 5:25            
5 Digression (SimonaPremazzi) 8:36
6 Introductionto "Evolution" (Jonathan Barber) 2:04
7 Evolution (Jeremy Pelt) 5:44
8 Chateau D'eau (Jeremy Pelt) 5:55
9 YourFirstTouch...(Jeremy Pelt) 5:27
10 Bodega Social (Jeremy Pelt) 5:10

Músicos: Jeremy Pelt (trompete); Victor Gould (piano), Vicente Archer (baixista), Jonathan Barber (baterista), Jacquelene Acevedo (percussão).

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:


Fonte: Mike Joyce (JazzTimes)

Nenhum comentário: