playlist Music

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

STEVE SMITH AND VITAL INFORMATION NYC EDITION – VIEWPOINT (BFM Jazz)

Steve Smith e Vital Information (VI) são produtos renomados e bem sucedidos. Smith tem sido nomeado um dos 25 melhores bateristas de todos os tempos pela revista Modern Drummer e Vital Information, a banda onde Smith começou em 1983, quando ele ainda estava em Journey, tem sido por décadas um apreciado amálgama explosivo de jazz fusion, entrelaçado com balanços do funk-rock.

Porém, para aqueles que preferem mais o jazz tradicional, “View point” apresenta um importante contorcionismo. Este é “NYC Edition” de Vital Information, que transporta os membros das outras bandas de Smith, Jazz Legacy  e o grupo que homenageia Buddy Rich Buddy’s Buddies. O pianista Mark Soskin recoloca Tom Coster e Andy Fusco é adicionado no saxofone alto, transformando VI de quarteto para quinteto. As mudanças são imediatamente aparentes quando Soskin estronda a familiar introdução para “Bemsha Swing”  de Thelonious Monk no piano acústico. Seguro , Soskin finalmente passa para o Fender Rhodes , enquanto a banda martela o vigoroso refrão da música. Porém, duas das próximas canções exploram o repertório de Rich, com os seguidores de Rich e o saxofonista tenor Walt Weiskopf arranjando e animando com Fusco na linha de frente para “Time Check” e “Willowcrest”. Posteriormente, Soskin, que passou muitos anos com Sonny Rollins, lidera uma esplêndida interpretação do clássico de Rollins, “Oleo”, há a uma versão cintilante de da jóia de  Desmond/Brubeck , “Take Five”, com o guitarrista Vinny Valentino na linha de frente.

Os fãs de longa data da fuzilaria das batidas ao fundo de Smith gravitarão em torno de três interlúdios solos do baterista, mas o material jogado na retaguarda não o atrapalha em seu tórrido  solo de 35 segundos para abertura de “Time Check”, ou suas pirotecnias em “Oleo”. A fundação rítmica varíável do baixista Baron Browne é outra assinatura sonora do Vital Information que ferozmente retem sua permanente mistura. Smith, que tem associações no passado com Ahmad Jamal e Wadada Leo Smith, bem como com Journey em seu currículo , prova aqui que palavras como “fusion” e “vital information” podem ser deliciosamente flexíveis.

Faixas: Bemsha Swing; Time Check; The Brush Off; Willowcrest; Viewpoint One; Take Five; Viewpoint Two; Chan's Song (Never Said); Oleo; A Final Viewpoint; The Blackhawk; The Bottom Line.

Músicos: Steve Smith: bateria; Mark Soskin: piano, Fender Rhodes; Baron Browne: baixo; Andy Fusco: saxofone alto; Vinny Valentino: guitarra; Walt Weiskopf: saxofone tenor saxophone (2, 4).

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:


Fonte: Britt Robson (JazzTimes)


Nenhum comentário: