playlist Music

sábado, 25 de novembro de 2017

SUN RA ARKESTRA UNDER THE DIRECTION OF MARSHALL ALLEN – LIVE AT BABYLON (In+out record)



Quando Sun Ra e a Arkestra primeiro atuou em Istambul, em 1990, cerca de três anos antes da morte do homônimo deles, eles causaram uma completa agitação. Enfeitado em completo espaço mais novo, o extravagante coletivo tocou no fundo de um caminhão plataforma, atraindo uma considerável multidão de curiosos assim como eles fizeram ao seu modo no círculo central do principal e mais moderno local de compras da cidade, a Taksim Square. Desde o falecimento de Ra, uma reconstituída Arkestra liderada pelo saxofonista alto Marshall Allen, agora aos 91, manteve o legado fluindo. O ano passado, para marcar o 100º aniversário do nascimento de Ra, a Arkestra retornou a Istambul para atuar no Babylon Club, e seguem os promotores da extravagância dos anos 1990. A despeito da perda de um dos mais emblemáticos líderes, pouco tem mudado exceto que a Arkestra agora parece praticamente na mesma corrente.

O CD e o DVD da performance de 2014 revela uma Arkestra que, embora não mais imprevisível ou galhofeira como durante seu passado prolífico, ainda mantém uma deliberada fluência livre.  Porém, não deve ser confundido com caos: Onde há muitos outros empurrões encantados de fronteiras contemporâneas, deixando a convenção para trás, a Arkestra nunca perdeu seu devotamento ao blues, swing e outras convenções de big-band, melhor exemplificado aqui no ritmo inflexível e solos rápidos e feéricos do pianista Farid Barron, do frenchornista Vincent Chancey e do saxofonista tenor James Stuart em “Saturn” e no suporte latino de “Care Free #2”. Mesmo “Discipline 27B”, decolando em múltiplas direções, simultaneamente, emite uma firme pulsação no seu âmago, cortesia do saxofonista barítono Danny Ray Thompson.

“Satellites Are Spinning” e “Stardust” de Hoagy Carmichael, apresentando intencionalmente vocais desafiantes de Tara Middleton (que também toca violino na banda), são como manter a Arkestra fora do Século XXI e através de standards, que não estão fora de tudo.

Faixas: Astro Black; Ra #2; Saturn; Discipline 27b; Stardust; Care Free #2; Dancing Shadows; Satellites Are Spinning; Some Times I'm Happy; Unmask the Batman; Boma.

Músicos: Marshall Allen: diretor, saxofone alto, EVI, vocal; Tara Middleton: vocal, violino; Cecil Brooks: trompete; Vincent Chancey: French horn; Dave Davis: trombone; Knoel Scott: saxofone alto, vocal; James Stuart: saxofone tenor; Danny Ray Thompson: saxofone barítono; Farid Barron: piano; Dave Hotep: guitarra; Tyler Mitchell: baixo; Stanley Morgan: congas, percussão; Elson Nascimento: surdo, percussão; Wayne Anthony Smith Jr.: bateria.

Fonte: Jeff Tamarkin (JazzTimes)

Nenhum comentário: