playlist Music

segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

BILL O'CONNELL - MONK'S CHA CHA (Savant Records)



O mundo do jazz latino é um universo paralelo ao “puro” jazz. Muitos músicos importantes transitam entre os dois (alguns deles várias vezes ao dia). Ainda que muitas pessoas do núcleo do jazz tranquilamente assumam que o jazz é uma arte e a música latina é para festa.

Bill O’Connell tem sido um dos líderes não latinos de praticantes do jazz latino desde os anos 1970. Ele tem colaborado com Mongo Santamaria, Dave Valentin, Paquito D’Rivera, Jerry González e Astrud Gilberto. Ele também lidera seu próprio Latin Jazz All-Stars. Seu novo álbum revela uma jovial negligência com a presumível fronteira entre a música latina e o jazz tradicional. É um recital de piano solo, belamente gravado na excelente acústica do Carnegie-Farian Room, um espaço com 100 lugares na Nyack Library em Nyack, Nova York.

 “Afro Blue” de Santamaria ganha a vivacidade do cruzamento de ritmos afro-cubanos e impulsiona as rajadas do hino explosivo da versão de John Coltrane. “The Song Is You” é uma densa e completa interpretação de Kern/Hammerstein, mas também dançante que só pode advir de um pianista que tocou com os mais pungentes percussionistas. Surpreendentemente, as peças mais memoráveis são as baladas. “Dindi” é uma das mais amadas e melancólicas canções de Antônio Carlos Jobim. O’Connell passa para digressões lentas e fluentes que combinam e relaxam como trágicas e doces memórias. Johnny Burke e Jimmy Van Heusen são compositores referenciais, mas O’Connell interpreta a composição deles, “It Could Happen to You”, como se fosse sua, distribuindo fragmentos dentro de um amplo e suntuoso desenho.  

Como muitos álbuns de jazz atuais, este é um que teria mais força se O’Connell tivesse interpretado mais canções de grandes compositores e menos de sua própria lavra. Porém, “Hither Hills” é uma bela balada. É uma série de arrebatados e diversificados gestos unificados por única emoção.

Faixas: The Song Is You; Dindi; Monk's Cha Cha; It Could Happen To You; Zip Line Afro Blues; Hither Hills; Gibberish; White Caps.

Fonte: Thomas Conrad (JazzTimes)

Nenhum comentário: