playlist Music

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

DAVE LIEBMAN GROUP – EXPANSIONS LIVE (Whaling City Sound)



O novo álbum duplo gravado ao vivo do The Dave Liebman Group pressiona alguns botões interessantes. Os músicos sobressaem-se na livre extemporização e um toque dentro de uma estrutura de canção, flexível como uma estrutura deve ser. Em todos   os cenários, liberdade é o graal, se pintando uma tolerância perspectiva conceitual ou prestidigitando finos detalhes no momento. 

Há, também, algo nostálgico em Expansions Live. Mesmo a noção da divisão entre material “acustico” e “elétrico”, os discos acenam para os anos 60, quando jovens jazzistas alegremente afrontavam os tradicionalistas, eletrificando-se. 

O segundo disco apresenta a música eletrificada de Liebman e, realmente, é eletrificante, ignorando a alta voltagem, a orientação roqueira do trabalho do Return To Forever, Mahavishnu Orchestra e do Lifetime de Tony Williams. Realmente, vai em busca do manancial passado de Miles Davis. O tecladista Bobby Avey providencia a textura dominante nestas faixas. Sua modulação no piano elétrico Rhodes piano arremessa encanto de mistérios através da música, como a bateria em sombrio intervalo. 

Considerando que o disco eletrificado apresenta solistas agitando através da profundidade, atmosferas tangíveis, o álbum acústico move-se entre desimpedidas invenções atonais. Liebman conduz a maneira da exploração baseada menos em notas do que nos espíritos que elas convocam. É uma abordagem ardilosa, algo que requer muitos dos premiados instrumentistas, mas recompensa os ouvintes muito mais.


Nenhum comentário: